Vida e Saúde

Aprenda a cuidar da pele durante as estações mais frias 

Sending
User Review
0 (0 votes)

Durante o outono e inverno, é comum que a pele fique mais ressecada e sensível; pensando nisso, conheça algumas técnicas para mantê-la mais saudável e bonita

Foto: iStock

No Brasil, o inverno se aproxima, e a pele, assim como o tempo, começa a dar alguns sinais. Boca ressecada, olhos secos, rosto e corpo mais ásperos e vermelhos. Basta a temperatura diminuir para que haja uma perda da hidratação natural da pele. 

Apesar de o tempo frio ser o favorito de muitas pessoas, há quem sofra com o clima gelado e os baixos níveis de umidade do ar. As peles naturalmente secas pioram no frio, pois a falta de oleosidade faz com que elas ressequem ao extremo, causando queimaduras que machucam e causam manchas. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você aproveite a estação se mantendo aquecido e saudável: 

Atenção com a temperatura

Ao pensar no frio, nossa mente automaticamente viaja para um desejo de comidas mais pesadas e saborosas, preguiça ao levantar da cama, banhos quentinhos e finais de semana maratonando uma boa série. Porém alguns hábitos do inverno são prejudiciais quando pensamos na saúde do maior órgão do nosso corpo. 

A temperatura da água e o tempo que levamos no chuveiro faz toda diferença na hora dos cuidados com a pele, e apesar do pensamento natural de que a oleosidade não é algo bom e que deve ser retirada por completo, é ela quem garante a barreira cutânea, mantendo o pH ideal, protegendo da proliferação de bactérias, desidratações e até infecções. 

Quando tomamos um banho muito quente e longo, a pele perde a hidratação e nosso corpo entende que algo está errado, produzindo ainda mais óleo, aumentando os poros e, automaticamente, facilitando dermatites. Por isso, mantenha a atenção para a temperatura na hora do banho – a água morna limpa a pele sem agredir e remove a oleosidade necessária. 

Escolha os seus cosméticos com sabedoria 

Um erro comum entre as pessoas é suspender o uso diário de protetor solar durante o outono e inverno, acreditando que não há necessidade do produto. Contudo, uma de suas funções é manter a hidratação da pele, já que alguns filtros solares possuem ativos que controlam a oleosidade e possuem textura hidratante. 

Além disso, utilizar sabonetes neutros ou cosméticos naturais, com propriedades calmantes, por exemplo, agride menos a barreira protetora que o nosso corpo precisa. 

Outro ponto importante é redobrar o uso de hidratantes e óleos corporais, mantendo a rotina diária de skin care, usando um bom sabonete, cremes ou óleos hidratantes e protetor solar. 

Além disso, para quem se interessa, o inverno é o melhor período do ano para quem deseja iniciar um tratamento com ácidos na pele, pois o risco de manchas com o sol é menor. 

Nesse período do ano, uma boa técnica de hidratação é reforçar os cuidados usando protetores e hidratantes labiais, além de produtos mais oleosos para a região dos olhos e dobras das laterais do nariz. 

Hidratação por fora e por dentro

Como citado anteriormente, o frio aumenta o desejo por comidas mais “pesadas” e saborosas, e a necessidade de beber água parece diminuir. Porém é importante que a abundância seja frequente, pois o nosso corpo precisa de hidratação por dentro e por fora. 

Outra boa opção é aumentar o consumo de sopas e caldos com muitos legumes, o que ajuda a compensar a alimentação que acaba deixando de lado as folhas e vegetais, além de hidratar.

E antes de dormir, um chá quentinho acalma a mente, hidrata e prepara o corpo para uma boa noite de sono relaxante. Aproveite! 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page