Eventos Imigração

Oportunidades para engenheiros e arquitetos brasileiros no exterior

Enquanto no Brasil a crise acumulada em conjunto com a pandemia castigam o setor de construção fazendo com que profissionais com extrema qualificação tenham que buscar outros ramos ou até mesmo gerar o sustento em empregos de aplicativo, no exterior países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Irlanda estão em busca de tais profissionais para ocuparem posições na indústria da infraestrutura, habitação e expansão industrial.

Embora a pandemia de Covid-19 esteja dificultando um pouco o processo de imigração, quem pretende internacionalizar sua vida profissional tem oportunidade de se capacitar neste período para estar preparado no momento da abertura.

O ICI Group – International Construction Industry Group, entidade que promove eventos, cursos e treinamentos que visam qualificar os profissionais de língua portuguesa que buscam explorar oportunidades de trabalho e negócios no Indústria da Construção e Mercado Imobiliário nos Estados Unidos e outros países de língua inglesa, vai realizar entre os dias 4 e 7 de março o 2º workshop on-line Engenheiros e Arquitetos no Exterior, que tem como pilares as três chaves que abrem a porta do mercado internacional: V2E (Visa, English, Expertise ou Visto, Inglês e Habilidades).

O engenheiro civil Alex Lira, fundador e presidente do ICI Group, ressalta que o workshop, que está em sua segunda edição, tem o objetivo de orientar os participantes a avaliarem os riscos e como fazer um projeto de sucesso para que a carreira e os negócios deem certo no exterior.

Lira salienta que a forma de atuação dos engenheiros e arquitetos nos Estados Unidos é um pouco diferente do modelo de trabalho no Brasil por exemplo. “A estrutura laboral no território americano é diferente. A função dos atores no mercado, as formas de reconhecimento, de licenciamento e até mesmo as funções que cada profissional ocupa exigem diferentes caminhos. Nem sempre é necessário um reconhecimento formal para atuar em alto nível na sua profissão”, detalha.

Com mais de 20 anos de experiência trabalhando na construção civil no exterior — trabalhou inicialmente na Irlanda, depois atuou em um projeto pela ONU na Dinamarca e há cinco anos trabalha nos Estados Unidos —, Lira comenta que os principais pontos a serem abordados no primeiro dia de evento são viabilidade migratória, quais são os melhores destinos, como conseguir um visto de trabalho, qual é a legalidade, como demonstrar as habilidades exigidas para o visto, entre outras questões.

No segundo dia será dado destaque a importância do idioma inglês, que nível de fluência é suficiente aos diferentes tipos de trabalho, bem como o conhecimento da cultura e do funcionamento da Industria da Construção em inglês.

O terceiro dia de workshop é específico sobre “expertise”. Como traduzir e/ou complementar a experiência profissional para ser atrativo para o mercado internacional.

E o último dia será um bate-papo com experts em carreira no exterior e profissionais atuantes no mercado, com larga experiência no desenvolvimento de carreira internacional, além de engenheiros que vão contar suas experiências pessoais.

Entre os convidados estão o engenheiro civil brasileiro Rodrigo Fernandes, que participou da primeira edição do workshop e ingressou no mercado de trabalho americano como gerente de projetos há seis meses em Nova Iorque. A engenheira de projetos Marcela Pellegrino também vai dar seu depoimento durante o evento sobre como conquistou seu primeiro emprego nos Estados Unidos, em Miami, como project engineer. “Sou muito grata por ter encontrado os programas do ICI e toda ajuda do engenheiro Alex Lira nesse período. Foi fundamental para me fazer sair da frustração que passei durante dois anos sem conseguir a minha colocação no mercado até o meu primeiro emprego na minha área nos EUA”, atesta.

Aestrategista de carreira internacional Tana Storani, que há oito anos ajuda profissionais a se colocarem em países como: Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Irlanda, Polônia, Portugal e Estados Unidos, é uma das atrações do bate-papo com Alex Lira.

Evento:

2º Workshop On-line Engenheiros e Arquitetos no Exterior

De 4 a 7 de março de 2021

Inscrições gratuitas: https://v2e.eventbrite.com

You cannot copy content of this page
X