Olodum divulga o tema do Carnaval 2018
Brasil Música

Olodum divulga o tema do Carnaval 2018

Sending
User Review
0 (0 votes)

Bloco do Pelourinho referencia as deusas da águas

Com o tema Deusas das Águas – Oceanos, Rios e Lagos, o Olodum desfilará toda a sua beleza no Carnaval 2018. Consciente da escassez de água no mundo o tema chama a atenção para a crise hídrica e as desigualdades sociais geradas por conta desta escassez. De acordo com os números apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU) fica claro que controlar o uso da água significa deter poder.

Ao longo de sua trajetória o bloco agregou expressões de vida e tradições culturais, cultivando um senso de identidade e continuidade dos valores socioculturais africanos, ao mesmo tempo em que transmite conhecimento, gerando um sentimento de conscientização, identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade humana.

A água é um imprescindível recurso natural, considerado como estratégico em razão da sua importância para a vida das pessoas e das sociedades e também por não se distribuir de forma igualitária no globo. No candomblé a Água esta essencialmente associada aos Orixás Oxum, senhora dos rios, do ouro, deusa das riquezas matérias e espirituais, dona do amor e da beleza e Iemanjá, senhora dos mares dona da fertilidadefeminina e do psicológico dos seres humanos.

Deusas e orixás estão desde que chegaram ao Brasil ligadas ao empoderamento feminino, pois concediam o poder de participação social às mulheres. Assim, o Olodum leva para a avenida todas as Deusas, Senhoras,mitos onde as Mulheres aparecem como Grande Mãe, protetoras, generosa nas suas dádivas e representam os diversos papéis que detêm o poder, em todos os campos sociais, políticos e econômico.

Por: Equipe de Magali Moraes

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page
X