O sucesso começa “no agora”
Vida e Saúde

O sucesso começa “no agora”

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Irma de Mello*

Quando um ano se inicia, logo após as festas de réveillon e depois do carnaval, vem a esperança, a expectativa e também as dúvidas a respeito do que está por vir. Olhamos para o tempo cronológico como um divisor de águas em nossas vidas, fazendo a inevitável comparação com o ano que passou e o que se inicia. Planejamos reparar alguns erros e acreditamos em um novo começo. Sonhos e metas são enumerados em uma lista de prioridades.  Mas, e depois?

É fundamental compreender que a atitude para realizar e a determinação para prosseguir representam o pilar deste tempo no qual queremos ver mudanças em nossas vidas, seja prosperar, melhorar a saúde, os relacionamentos, aprender, aprimorar-se, enfim, novas metas de vida. 

Mas há um fator que muitos ignoram e que muitas vezes nos impede de caminhar, um grande limitador chamado medo. Muitos permitem que a insegurança e o medo de não conseguir se apossem de seus desejos e, por antecipar o fracasso, ficam estagnados na mesmice, congelados no passado de erros e temerosos do amanhã virtual que atormenta a mente preocupada. Isto torna o presente simplesmente invisível e sem ação.

Mais um ano será vivido no terror da sobrevivência, sem jamais imaginar que o tempo corre e o que fica para depois novamente será mais um tempo perdido, mais um ano sem progresso.

O que fazer então?

Vamos iniciar pelo sentimento de confiança. Confiar no poder de realização, criando metas e um “time frame”, ou seja, um tempo limite para cumpri-las.  O que determina o futuro é o hoje. O que passou já está para trás.  Certo ou errado, já passou. Compreender que o medo faz parte de cada um de nós é um mecanismo de proteção. Sem medo estaríamos correndo perigo, mas o medo limitante precisa se vencido. 

O medo nada mais é que uma energia que paralisa. No lado contrário está a coragem, que age como energia de força e ação. Para superar as inseguranças torna-se fundamental confiar que a vida é uma magnifica experiência de erros e acertos, que somos seres em pleno desenvolvimento, que precisamos querer com a alma para que nosso corpo físico transforme em ação. Isto se resume em foco, autoconhecimento, planejamento e determinação. 

Comece pelo que é de primordial importância no momento, e assim sucessivamente. Crie uma logística para colocar em prática o que ainda está apenas na mente. Se não estiver certo, busque ajuda, alternativas, converse com pessoas nas quais você confia faça o necessário para vencer a procrastinação.  Percebo no Brasil que muitos deixam para iniciar o ano após o carnaval, e aí já se foram 40 dias. Como se o ano começasse após o carnaval. Muito tempo perdido esperando o “bloco passar” Isto é uma crença equivocada, por demais limitante. O sucesso pertence aos focados, determinados e sempre em ação. Há um proverbio japonês que diz assim: “Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam e, então, viva o que eles sonham.” A vida passa muito rápido para se viver como um balão ‘a deriva, sem rumo, sem meta. A vida não se divide em anos e sim em antes, durante e depois. O durante é tudo que temos. É o enquanto não se chega lá, e nosso  aprendizado está no enquanto., O resultado nos dará a realização, o dever cumprido.

Compreenda que as possibilidades são infinitas e, dentro do universo de infinitas possibilidades, há o seu universo particular, o qual se move com a força do seu querer. Esteja inteiro no seu propósito de vida, aquilo que te move, te traz realização, aquela sensação magnifica de se estar vibrando com a vida, viver ao invés de apenas sobreviver. Permita-se degustar cada conquista, saboreando o delicioso gosto da vitória! 

*Psicóloga clínica graduada pelo Miami Dade College e Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Irma de Mello acumula mais de 18 anos de experiência em atendimento clínico. Natural de São Gonçalo de Sapucaí, sul de Minas Gerais, divide sua rotina entre Belo Horizonte, onde vive há 20 anos e mantém sua clínica de atendimento, e os Estados Unidos (Miami), onde planeja estabelecer-se no futuro. Ao longo de sua carreira, Irma se aprimorou em diversas técnicas, como thetahealing, reiki, terapia floral e hipnoterapia, técnica baseada na hipnose clínica, utilizada por diversos psicoterapeutas.

Foto: Gerd Altmann / pexels.com

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 18 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page