Interior design: Myrna Porcaro - Fotos: João Ribeiro
Decor

O romance está no ar… E nos ambientes de casa

Por Myrna Porcaro

A decoração romântica, destinada a casais apaixonados, é um pedido cada vez mais recorrente dos clientes. Seguindo a tendência da casa cocoon (casulo), refúgio, esses espaços devem priorizar o conforto e a intimidade e reforçar o conceito de que a nossa casa é o melhor lugar para estar, amar e viver.

O projeto desses ambientes deve traduzir as preferências, referências e gosto pessoal dos usuários. Dependendo do estilo de cada um, o resultado final pode ser mais sóbrio, elegante ou descontraído. Entre os locais mais indicados estão as suítes, varandas, cantos de lareira, adegas, recantos de jardim e até cozinhas gourmet. Na verdade, a inspiração romântica pode orientar o decor de quase todos os ambientes numa residência.

Interior design: Myrna Porcaro - Fotos: João Ribeiro

Nas varandas ou demais áreas externas, o primeiro passo é buscar aconchego e proteção quanto a intempéries e excesso de sol. Recursos como fechamento transparente (vidros), cortinas, toldos e persianas podem resolver a questão e viabilizar o uso desses espaços em todas as ocasiões.

Nos jardins, podemos separar um canto para um gazebo cercado por muito verde e água, cascatas, fontes e lagos. Nesses locais é importante que móveis e revestimentos sejam protegidos quanto ao sol e à umidade.

Nas cozinhas gourmet, adegas e salas de degustação, uma mesa pequena banhada por uma luz bem aconchegante junto aos vinhos tem uma magia instigante. Cada espaço tem seu charme, porém os mais compactos são naturalmente mais acolhedores e relativamente fáceis de manter. O importante é que para alcançar um resultado significativo, destinado a favorecer o clima romântico, o planejamento da decoração deve ser estudado em cada canto com detalhes de estética e sensoriais.

Interior design: Myrna Porcaro - Fotos: João Ribeiro

As dicas a seguir são muito importantes:

1 – A iluminação deve ser suave e bem dosada, flexível, até a penumbra. Outro ponto a ser levado em consideração: o estilo romântico procura aproveitar a luz natural, portanto, as cortinas devem ter tecidos leves e transparentes, para que a luz seja filtrada na medida certa. Quanto aos acessórios utilizados, podem conter cores como dourado, prata, bronze e metais em geral, ou até mesmo podem ser de materiais como vidro ou cristal.

2 – O mobiliário é selecionado para proporcionar conforto e liberdade às pessoas, e todos os estilos possuem peças favoráveis a esses espaços. Na escolha dos móveis, a tendência é dar preferência para peças mais trabalhadas, com cores neutras ou tons pastéis, porém, o material também pode variar entre ferro, madeira, pedra ou vidro. Móveis antigos podem dar um toque a mais, poltronas são muito bem-vindas e os bancos que ficam aos pés da cama são uma característica marcante do “romântico”.

3 – Todos os revestimentos devem ser conectados e os contrastes entre texturas e estampas são bem-vindos, estimulando a sensação de bem-estar. Revestimentos que aquecem, como madeira e tecido, têm muito potencial, e os carpetes e tapetes são peças mágicas para gerar sensação de conforto.

4 – Para adicionar esse estilo à sala de jantar, aposte em um chandelier de cristais. Os utensílios presentes na mesa também podem ter um toque romântico, com pratos e outras louças com estampas delicadas, florais ou mesmo monograma com as iniciais de cada um.

5 – Para os quartos, papéis de parede, molduras, almofadas, mantas e texturas diferentes com cetim, seda, veludo, rendas, laços ou tricô vão compor a decoração. Importante ressaltar que todos os detalhes devem seguir o mesmo conceito para evitar poluição visual.

6 – Nas salas de estar, lareiras, e nos livings, sofás, poltronas, puffs e almofadas são requisitados em tecidos macios e delicados ao toque como camurças, sedas e veludos. Nesses espaços paredes revestidas em tecido ou papel e obras de arte valorizadas com iluminação pontual são essenciais para estimular a sensação de conforto e intimidade.

7- As paletas de cores mais apropriadas para esses ambientes reúnem tons suaves, neutros e pastéis, criando a possibilidade de adicionar cores mais fortes como verde e lilás em pontos estratégicos.
Nesta matéria apresentamos um de nossos projetos com este tema. Um ambiente destinado a um casal de namorados. Uma ampla varanda foi totalmente revestida com madeira natural, o excesso de luz das arcadas foi filtrado com persianas tipo rolo e as aberturas protegidas por grandes janelas.

Interior design: Myrna Porcaro - Fotos: João Ribeiro

Vários recantos foram gerados nesse espaço para ser vivido a dois.
• Canto de degustação, onde projetamos uma mesa que já tinha como acessório um rebaixo para gelo e champagne. Usamos material à prova d’água para essa estrutura.
• Canto da lareira aquecido também com a luz suave, poltronas estofadas, coffee table e tapetes. Observem a luz cenográfica quase dramática valorizando o volume da lareira, flores e obra de arte.
• Canto de massagem e yoga também na penumbra, que fornece a paz e o relaxamento.
• Canto da hidromassagem, onde uma aconchegante sala de banho foi montada misturando espelhos, pedra, vidro, toalhas e um par de abatjours personalizados.