*O que um bom economista acha disso?*
Business Coronavirus Vida e Saúde

Quarentena! *O que um bom economista acha disso?*

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

“Lojas fechadas? Comércio não vende. Se o comércio não vende, a produção vai cair. Primeiro as lojas fecham. Depois as indústrias param de produzir. Milhões de pessoas demitidas no comércio. Milhões de pessoas demitidas nas fábricas.

Mas tudo bem. O importante é salvar vidas, né? E o governo deve ajudar. Só não esqueça que o dinheiro do governo vem da arrecadação. Sem a produção e o comércio ele não arrecada, e não terá como bancar nada. Não tem salário de servidor, não tem pensão, não tem dinheiro para comprar equipamentos, pagar médicos, nem medicamentos nem mercadorias.

– Ah, mas isso não é problema!
O governo pode imprimir dinheiro e colocar em circulação.

Pode. Mas como consequência produz inflação: os preços enlouquecem e tudo perde valor. Por outro lado, com o ciclo de produção e consumo paralisado, haverá escassez. E as coisas podem começar a faltar. Desde comida, insumos agrícolas, materiais de todos os tipos. Com inflação e escassez os preços explodem.

Mas você tem poupança e seu dinheiro está seguro, apesar do _lockout_. A crise vai passar, vidas serão salvas, e suas economias preservadas, né?

Errado. Aquele seu Fundo de Renda Fixa super conservador está cheio de papéis de empresas que vão fechar e vão dar _default_. Ou seja, vão quebrar, e seu dinheiro aplicado em fundos vai despencar. Não pouco. Muito. Ações vão despencar numa reação em cadeia. Todos os ativos idem. Os preços relativos da economia se desequilibram completamente. Não há dinheiro bom. Há falta de liquidez. Quem vive de aluguéis deixa de receber. Salários e pensões são reduzidos ou cortados. Os Bancos deixam de receber seus créditos. Milhões de pessoas sem renda não têm como pagar suas dívidas. E as empresas, sem produção ou consumo, também não!

Na sequência, vai que os pobres sem dinheiro nos quais você nem está pensando agora, comecem a roubar, e invadir casas para pegar comida e tratar dos filhos. A violência cresce exponencialmente. E ela vai atingir você.

Ora, a ordem agora é salvar vidas e derrotar o coronavírus! O que importa são as pessoas que vão pegar o vírus e morrer.

Sim. Mas será difícil compreender que a destruição da economia é algo muitas vezes mais perigoso que esse vírus? Que se esta quarentena for mantida por muito mais tempo, não tem caminho de volta?

Que é preciso AGORA um plano de retomada da economia, pois esta quarentena total é uma verdadeira insanidade?”

Autor desconhecido

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page