Luiza Helena Trajano e Paola Tucunduva
Business Paola Tucunduva

O que eu aprendi convivendo 1 semana com Luiza Helena Trajano

Sending
User Review
0 (0 votes)

Desde 2019, quando iniciamos o núcleo do Grupo Mulheres do Brasil no sul da Flórida tive a oportunidade de conhecer um pouco mais os sonhos e a dedicação de Luiza por um Brasil melhor, e fico cada dia mais admirada com sua capacidade de liderança e realização. Nesse primeiro ano eu tive a oportunidade de encontrá-la pessoalmente na reunião de planejamento anual do grupo, que aconteceu em São Paulo, fiquei impressionada com a capacidade de comunicação que ela tem, como conhece profundamente os desafios do nosso trabalho voluntário e principalmente os problemas do nosso país.

Ela está o tempo todo buscando soluções inteligentes e definitivas para tudo isso e através de sua capacidade de comunicação engaja centenas de milhares de voluntárias que se unem na construção de um Brasil melhor.

Parece que o dia dela tem 48 horas, pois ela participa de muitas reuniões, responde pessoalmente as suas mensagens do WhatsApp e sempre que pode ela faz questão de ligar para as líderes do grupo. Me lembro que logo no primeiro ano tivemos uma dificuldade no grupo aqui no sul da Flórida e depois de falar com as pessoas responsáveis em nos acompanhar e não conseguir resolver tomei a liberdade de enviar uma mensagem de WhatsApp para ela, por ser um assunto delicado e importante de ser bem resolvido e para minha surpresa 5 minutos depois meu telefone tocou e ela com suas sábias palavras me ajudou a ver a solução em poucos minutos de conversa, demonstrando toda sua confiança no nosso trabalho.

Na semana de 05 de setembro Luiza Helena Trajano chegou em Miami para acompanhar uma semana intensa de reuniões e eventos do Grupo Mulheres do Brasil no sul da Flórida e tivemos a oportunidade de conviver com ela por 5 dias intensos e de muito aprendizado. Segue abaixo de forma resumida alguns dos aprendizados que tive:

• “Aquilo que te irrita te domina” todas as vezes que você fica irritado ou com raiva perde a capacidade de analisar e absorver os aprendizados que aquele momento te traz.

• Saber priorizar e se organizar é fundamental para você ter tempo de fazer tudo que precisa para alcançar o resultado que deseja.

• Delegue e confie nas pessoas ao seu redor, juntos vamos realizar muito mais.

• Conheça bem as pessoas que te cercam e saiba valorizá-las.

• Dedique toda sua atenção a cada momento, preste atenção no que cada um está falando e demonstrando.

• Desenvolva a habilidade de analisar os cenários.

• Você é um ser humano igual a todos os outros, independente do que tem de dinheiro no banco ou poder.

• Valorize as suas qualidades e capacidades e saiba usá-las com inteligência.

• Tenha sempre o foco no seu cliente e mantenha um canal de diálogo com eles.

• Faça acontecer! Não adianta ficar só falando das suas ideias, coloque em prática.

• Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

• Comunicar não é o que você fala, é o que o outro sente.

• Ela fala “não sou inteligente, mas sei somar QIs” ao longo de toda sua vida ela vem somando tantos QIs que hoje é sim uma pessoa muito inteligente, mesmo assim continua somando e agregando, por isso tem alcançado tantos resultados e uma grande relevância no mundo.

• “Toque na banda, em lugar de ver a banda passar.”

Esse último aprendizado que listei ouvi dela na primeira vez que a conheci pessoalmente, foi em 2013. Eu nem sonhava em fazer parte do Grupo Mulheres do Brasil, fui ao Woman’s Forum Brazil com o cinegrafista do pequeno programa de entrevistas que eu fazia na época, por coincidência eu estava subindo a escada rolante quando olho para traz e vejo a Luiza chegando, claro que não podia perder a oportunidade de tentar entrevistá-la. Esperei por ela no topo da escada, me apresentei e pedi a entrevista, nesse momento chegou o responsável pelo evento para recebê-la, era um francês que não falava português, na mesma hora ela me perguntou “Você fala inglês? Pode me ajudar?” e eu servi de intérprete para o diálogo deles. Assim que terminou a conversa ela me disse que teria 5 minutos para uma rápida entrevista comigo e seguir para o palco. Assim fiz a entrevista que guardo no meu coração e no meu canal do YouTube com muito carinho.

Luiza Helena Trajano e Paola Tucunduva

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 21 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page