Fashion

O guru das top models

Sending
User Review
0 (0 votes)

O booker (profissional que identifica e seleciona modelos para agências) Junior Pelicano nasceu na cidade de São Paulo mas cresceu e estudou nos Estados Unidos. No Brasil, iniciou a sua carreira agenciando modelos internacionais em 1991, em uma antiga agência francesa com sede em São Paulo, e durante esses 25 anos trilhou uma brilhante carreira gerenciando modelos do mundo inteiro. Hoje, Pelicano tem escritórios em São Paulo, Milão e Miami, cidade que escolheu para fixar residência desde 2014 e onde comanda a agência Miami Model Management. A Acontece Magazine conversou com o booker. Confira.
Pelicano, o que é preciso para se tornar um booker?
É uma profissão que só se aprende fazendo, trabalhando em agências de modelos e, principalmente, viajando o mundo e conhecendo os donos de agências pessoalmente, pois o trabalho depende muito do relacionamento de confiança entre o booker e as agências.
O que você busca em uma modelo profissional?
Na realidade eu tenho sempre como objetivo buscar perfis que as agências de modelos estão precisando, o que por sua vez depende muito do momento da moda. Os perfis mudam muito de acordo com a moda.
Além da beleza física, o que é primordial para que uma modelo tenha uma carreira de sucesso?
Medidas corretas e profissionalismo são sempre requisitos fundamentais para qualquer modelo, mas o principal é sempre a simpatia e personalidade de cada modelo.
Como você iniciou a Miami Model Management e quantas pessoas fazem parte da sua equipe atualmente?
Aqui em Miami Beach, abrimos a Miami Model Management na Lincoln Road. A nossa agência atende modelos americanas bem como modelos de outros países que estão residindo aqui. Nossa estrutura é enxuta, cinco pessoas, visto que somos uma “Placement Agency – Mother Agency” para nossas modelos, que são representadas pelas principais agências de modelos dos EUA.
Quantas brasileiras fazem parte da agência? A modelo brasileira tem algo de especial?
Obviamente tenho um carinho especial pelas brasileiras, que hoje em dia representam em torno de 30% das nossas modelos (temos, no momento, 120 modelos ao redor do mundo). O Brasil, em virtude de seu tamanho e de uma incrível miscigenação racial, tem modelos de todos os perfis, de loiras a negras belíssimas e, claro, morenas e mulatas. Sem dúvida, as brasileiras são as modelos de perfis mais variados do mercado mundial.
Como é o processo seletivo das modelos? Onde são feitas as audições?
Aqui nos EUA, após a inscrição eletrônica das modelos no site miamimodelmanagement.com, a aprovação final é sempre feita ao vivo em Miami Beach. No caso de “auditions” para as modelos residentes na Flórida, elas se apresentam na agência, mas sempre fazendo o processo eletrônico de seleção.
Qual a idade mínima para iniciar uma carreira de modelo? E quais os requisitos básicos atualmente?
Hoje em dia, a norma exige 18 anos completos, mas claro existem exceções para meninas acima de 16 anos. Os requisitos básicos são altura mínima de 1,76m, quadril máximo de 90cm e sempre pele e cabelos perfeitos.
Como você administra o trabalho das modelos no exterior? Você tem uma equipe nos países onde elas estão trabalhando?
Eu administro a carreira internacional das modelos junto às agências que as representam ao redor do mundo. Tambem supervisiono documentação, contratos, vistos e, claro, a administração das viagens das modelos, que normalmente ficam 90 dias em cada país onde trabalham. Eu passo uma enorme parte do meu tempo visitando as modelos e suas agências ao redor do mundo, sempre também em contato direto com elas.
Quem são as suas top models hoje?
Nesse momento, temos a Jessica Vasconcelos, representada pela Ford e pela Next USA, e a Nastya Seredinskaya, da Rússia, representada por grandes agências na Europa mas não ainda no EUA em virtude da idade (17 anos).
Nos últimos anos, tive o prazer de descobrir e representar as super tops brasileiras Bruna Tenório, Aline Lima, Ju Barbosa e Bruna Vanzuita.
Por Connie Rocha – Foto: Divulgação/Reprodução/MFW – Vova Brutto

A top brasileira Jessica Vasconcelos, representada pela Ford e pela Next USA durante Miami fashion Week

A top russa Nastya Seredinskaya é representada por grandes agências na Europa

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 22 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page