O-1: Um Visto Extraordinário
Imigração News

O-1: Um Visto Extraordinário

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Andrea Mattar Canona e Elora Andrade Ortego

Dentro da “sopa de letrinhas” dos vistos temporários, o O-1 se destaca como uma das melhores opções por ser muito versátil e ágil. Esse visto pode ser considerado um primo próximo do EB-1, o green card para pessoas de habilidades extraordinárias. Porém, ele se diferencia por ser um visto temporário, ou seja, não é um green card; por exigir que haja uma empresa patrocinadora ou um agente; e por demandar uma carta de consultoria, de um sindicato da profissão ou de um expert na área de atuação do beneficiário.

Um dos fatores que faz o visto O-1 ser muito interessante é a rapidez do processamento. A petição pode ser feita em Premium Processing, no qual, mediante o pagamento de uma taxa de celeridade, a imigração tem 15 dias para aprovar, negar ou pedir mais evidências. Uma vez aprovado, o beneficiário pode agendar uma entrevista no consulado e rapidamente entrar nos Estados Unidos com sua família, para trabalhar na empresa patrocinadora ou cumprir o cronograma de eventos determinados na petição. Os familiares entram com o visto O-3, de dependentes. Indivíduos com o O-3 podem estudar, mas não podem trabalhar.

Existem duas classes distintas de visto O-1, sendo o O-1A para pessoas com habilidades extraordinárias nas ciências, educação, negócios ou esportes, e o O-1B para pessoas com habilidades extraordinárias ou conquistas extraordinárias nas artes, televisão e cinema. O visto O-2 é reservado para profissionais essenciais que acompanham o artista ou atleta com o O-1 para algum evento específico.
A habilidade extraordinária nos vistos O-1 é determinada por meio de critérios, tais como premiações, reportagens em mídia de importância sobre o beneficiário, alta remuneração, sucesso comercial etc. É durante a consulta com o advogado de imigração que se determina a viabilidade do visto O-1 para o interessado, sendo este muito usado por artistas que vêm fazer shows e performances nos Estados Unidos. Mas também é uma ferramenta muito útil para trazer, de modo rápido, executivos e outros profissionais que tenham algum projeto ou trabalho nos Estados Unidos.

O visto O-1 pode ser aprovado por um período inicial de até três anos. Uma coisa interessante (e um pouco chata também) é que brasileiros, devido a acordos de reciprocidade, recebem apenas três meses de visto no passaporte, mesmo tendo a aprovação e a estadia nos Estados Unidos outorgada por três anos. Isso significa que a cada viagem para fora do país o indivíduo precisará ir ao consulado americano obter outro visto no passaporte. Isso pode ser evitado caso a pessoa tenha outra cidadania, o que permitirá ao consulado emitir o visto de três anos.

É importante ressaltar que o visto O-1 não “dá direito ao green card EB-1”, embora os critérios sejam parecidos. O O-1, embora parecido, tem critérios um pouco mais “suaves” e não necessariamente uma pessoa que tenha o O-1 aprovado terá o EB-1 aprovado também. Porém, dentro de um planejamento imigratório de longo prazo, opções diferentes podem ser analisadas, caso o indivíduo com O-1 venha a ter interesse em permanecer nos Estados Unidos.

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 19 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page