User Review
( votes)Por Marcelo Rio
A fratura no pé de Neymar durante a partida pelo Campeonato Francês obrigou o jogador a passar por uma cirurgia e ligou o sinal de alerta na torcida brasileira, pois, segundo os médicos, a previsão é de que ele volte aos treinos em maio ou, até mesmo, no começo de junho. Bem às vésperas da Copa! A notícia fez com que as especulações surgissem: será que Neymar estará 100% recuperado da lesão, sem risco de sentir algo no local da fratura? Haverá tempo para o atleta disputar o Mundial, jogando em alto nível?
Para nós, torcedores brasileiros, o drama não é inédito. Para falar a verdade, antes de quase toda Copa um jogador de nossa seleção acaba sendo cortado ou indo “baleado”. Os casos mais marcantes, sem dúvida, foram os de Zico e Romário.
Zico era o grande craque do Brasil antes do Mundial no México, em 1986, porém, sofria com graves contusões no joelho. Às vésperas da competição, o camisa 10 se contundiu gravemente durante um amistoso, mas, mesmo assim, decidiram mantê-lo no grupo. Durante a Copa ficou comprovado que o atleta não tinha condições de jogar, ele só entrava próximo ao final das partidas e, na mais importante delas, teve a chance de classificar o Brasil para as semifinais, mas perdeu um pênalti e o time acabou sendo eliminado pela França.
Na Copa de 1998, outro drama envolvendo um craque brasileiro. Romário chegou a embarcar para a França, mas devido a uma lesão muscular acabou cortado, pois a comissão técnica entendeu que o jogador, provavelmente, perderia grande parte do Mundial até que estivesse apto a jogar.
No caso de Neymar, especialistas afirmam que provavelmente ele jogará a Copa, mas não estará no seu melhor, pois o tempo para a sua recuperação será pequeno. Apesar disso, muitos apostam que durante a competição ele possa ir ganhando mais ritmo de jogo. Resta-nos torcer.
Foto: Ricardo Stuckert/ CBF
Comente