Nenão
Arte EUA

Nenão traz o Graffiti Brasileiro para Miami e New York

Sending
User Review
0 (0 votes)

O Grafiteiro Brasileiro Gustavo Nénão vem mostrando sua técnica em “graffiti” através de sua arte em Miami e New York, e com isto vem embelezando varias paredes destas duas potências americanas.
Em recente visita aos EUA, precisamente março de 2016, Nénão estampou a fachada do Sweatbox, um box para a prática de crossfit e boxe, com 128 metros quadrados, em pleno Brooklyn – NY (229 46th st, NY 11220). O gigantesco painel foi executado em somente 4 dias. Obras do artista também podem ser encontradas em varias paredes e escritórios de Miami, como no famoso bairro dos grafittis Wynwood.
A galeria completa de fotos e mais detalhes da obra do artista podem ser conferidas no site: http://www.gustavonenao.com/

Nascido em Campinas – SP, Gustavo Bordin se formou em publicidade pela PUC, mas foi com seu hobby que se tornou reconhecido. Nénão, como hoje é chamado, tinha apenas 12 anos quando começou a se expressar nas ruas através do graffiti.
A carreira profissional começou em 2003. De lá pra cá, desenvolveu técnicas de graffiti e aperfeiçoou seu estilo. Mesmo usando técnicas distintas, suas pinturas tem identidade própria, além do realismo, crianças e sorrisos largos estão quase sempre presentes.
O talento rendeu convites para trabalhos junto à marca Red Bull, pela qual teve a oportunidade de pintar na Argentina, Bolívia, Chile e Espanha. Hoje, quem visitar a França, Bélgica e Holanda também pode se deparar com uma obra do artista.
Seu trabalho de maior reconhecimento internacional foi o convite para participar da WAT-AAH! Taking Back the Streets – campanha de engajamento da comunidade artística à missão da primeira dama americana Michele Obama, que visa combater a obesidade infantil (chamada de Healthier America’s Drink Up).
O painel de Gustavo Nénão ilustrou a entrada da exposição, realizada em outubro de 2014, em Nova Iorque. Após o evento, a obra foi leiloada por US$12 mil, em prol da WAT-AAH! Foundation e de seus esforços contra a obesidade infantil.
Trabalhos corporativos também fazem parte do portfólio de Nénão. Entre os mais conhecidos estão o Festival Lollapalooza, marcas como 3M, BlackBerry e Red Bull, centros de ensino como Sesc e Cultura Inglesa, e o concurso Viracopos Grafitti, do qual foi o campeão.

Exposições
Ousadia e engajamento social foram os ingredientes que fomentaram a ideia da exposição “Tocando em Frente”. Inspirada em um poema de Martha Medeiros, foi composta por sete telas grafitadas por cima de uma impressão em braile.
“A ideia foi chamar a atenção através da minha arte para o dificuldade que os deficientes visuais encontram em diversas esferas no pais, tanto de entretenimento, de respeito, da sinalização, quando ao cumprimento das leis, que muitas vezes não se aplicam a eles”, pontua o artista.
Inspirado por amigos com deficiência visual, Nénão contou com a parceria deles na concepção do projeto. Além do poema em braile, um áudio com a descrição de como o poema foi representado pelo artista em cada tela, ficou disponível para os visitantes.
Um ano antes, Gustavo Nénão lançou a exposição “Entre Linhas da Cidade”, que trazia peças grafitadas em materiais descartados como placas de ferro, vidro e madeira, encontrados pelo artista em suas andanças pelas ruas de Campinas.
“Entre Linhas da Cidade buscou retratar de maneira sutil a beleza a liberdade, dureza e a fragilidade que só se encontram presentes nas ruas. As obras expressam a essência da vida, mesmo com as ‘imperfeições’, ela sempre se renova e se transforma no que podemos ser de melhor, nos surpreendendo”, descreve o criador.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 20 jan.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page