Foto: Freepik
Business Paola Tucunduva Vida e Saúde

Não se engane, o empreendedor também precisa de férias!

Por Paola Tucunduva. Coach de empreendedorismo com 28 anos de experiência. Contatos: paolatucunduva.com.br paola@tucunduva.com.br

Por mais que se tenha paixão pelo negócio e dedicação para fazê-lo dar certo, a tarefa de gerenciar uma empresa consome uma grande quantidade de energia. E a falta de tempo para repor essa energia pode causar problemas que vão desde estafa mental e taquicardia até quadros mais sensíveis, como estresse, depressão e síndrome de burnout.

A pausa das férias é fundamental: recarrega as energias e dá ânimo e disposição para o empreendedor. Aproveitar o tempo livre para conhecer lugares diferentes, dedicar-se a um hobby ou realizar atividades desafiadoras estimulam a criatividade e encorajam a sair da zona de conforto.
Sair de férias é tão importante quanto atingir uma meta. Um empreendedor com fadiga não consegue desempenhar suas funções com qualidade e, depois de meses inserido na mesma rotina, é natural se cansar. O estresse é inevitável!

Outro fator importante diz respeito à criatividade. Pensar em boas ideias quando se está cansado é mais difícil. Mesmo que você não perceba, o seu cansaço influencia no fluxo criativo. Tirar férias renova os pensamentos e as ideias.

Para que a ausência seja administrada da melhor forma possível e desfrutada de maneira saudável, o empreendedor deve organizar seu trabalho de modo que a empresa continue funcionando normalmente. Mas, afinal, como deve ser a preparação para esse momento?

A seguir, vejamos algumas dicas para que as suas férias ocorram da forma mais tranquila possível:

Encare suas férias como um projeto prioritário

Definidos o intervalo e os dias de férias, comece a pensar neles como se fossem a realização de um projeto importante — o que, de fato, é verdade —, tratando-o como prioridade.

Em muitos casos, os empreendedores saem de férias sem saírem da empresa — isso é, ficam o dia inteiro conectados, querendo saber cada detalhe do dia, o que compromete de forma significativa os efeitos benéficos de um retiro de verdade. Não cometa esse erro.

Procure organizar a sua agenda de forma a deixar todos os compromissos importantes, reuniões e entregas estratégicas, por exemplo, com uma margem de segurança para antes e depois desse descanso.

Aliás, tratar as suas férias como prioridade também significa separar um tempo do seu dia para planejá-las sem culpa, pensando no melhor local para descansar, separando as atividades que deseja fazer e todos os trâmites que envolvem hotel, passagem, transporte etc.

Desconectar-se

Desconectar-se de redes sociais, telefone, e-mails parece fora de questão, sobretudo nos dias de hoje. Mas será que nem nas férias não é possível refrear o uso desses aparelhos?

Ficar 100% sem eles é uma tarefa quase impossível, o essencial é conseguir desconectar daquilo que faz mal ou impede de se viver bons momentos. Não é necessário desligar o celular pelos 30 dias, mas tentar se conectar por pouco tempo, entre uma ou duas horas, responder o necessário e voltar a curtir suas férias ou descanso merecido.

Você precisa encarar as férias como um direito seu como pessoa e profissional, pois todos nós precisamos cuidar da saúde, dar atenção à família. Sendo assim, não deixe exaurir suas forças para tomar a decisão de se ausentar da empresa. Planeje com antecedência, siga obstinadamente o planejado e confie que tudo vai dar certo.

E agora, você está se sentindo melhor e mais confiante para tirar uns dias de descanso? Qual destino você vai escolher para aproveitar as férias?

You cannot copy content of this page
X