Eventos

“Mostra mulheres do audivisual” exibe online 25 longas e 13 curtas

Já está em cartaz, no INFF – Inffinito Film Festival, a “Mostra Mulheres do Audiovisual”, evento digital e gratuito que apresenta 25 longas e 13 curtas-metragens de realizadoras brasileiras, como Anna Muylaert, Rosane Svartman, Tizuka Yamasaki, Sandra Kogut, Mini Kerti, Sabrina Rosa, Flávia Castro, Christiane Jatahy, Adriana L. Dutra, Tata Amaral, entre outras. Os filmes, alguns deles inéditos, representam a presença feminina no audiovisual e provocam a reflexão sobre igualdade de gênero no setor.

Todos os filmes da “Mostra Mulheres do Audiovisual” poderão ser assistidos pela internet, na plataforma inff.online. Os longas passam em horários marcados, e ficam disponíveis por quatro horas a partir da estreia. Além de clássicos dirigidos ou produzidos ou escritos por mulheres, os destaques são os longas inéditos E Além de Tudo me Deixou Mudo o Violão, de Anna Muylaert; Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra; e Reviver, de Patricia Niedermeier.

Os curtas poderão ser assistidos a qualquer momento até o final da mostra, no dia 13 de julho.

“A Mostra Mulheres do Audiovisual Brasileiro tem o objetivo de jogar luz nas profissionais do setor, reconhecer seus talentos e ampliar o debate da importância de um espaço igualitário no mercado”, diz a curadora do evento, Adriana L. Dutra, que realiza há 25 anos o Circuito Inffinito de Festivais, junto com as sócias, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli.

“Ao longo da história da indústria audiovisual, a mulher por muito tempo não fez parte das funções por trás das câmeras, reflexo de uma sociedade machista que vem sendo questionada e reconstruída. Atualmente, a mulher vem conquistando posições mas sua participação ainda é ínfima. Para se ter uma ideia, no Brasil, segundo a última pesquisa feita pela Ancine em 2016, as mulheres dirigiram apenas 19% dos filmes brasileiros lançados no ano e nenhuma mulher negra assinou a direção de um longa-metragem. Em roteiro as mulheres representam 15% e o maior percentual da participação feminina está na produção executiva com 39%, enquanto em direção de fotografia elas ocupam somente 5% do mercado”, diz Adriana.

O INFF – Inffinito Film Festival, que começou no mês passado com a Mostra Domingos Oliveira, obteve uma audiência 11,000 pessoas e faz parte do Circuito Inffinito de Festivais, que há 25 anos é pioneiro na realização de mostras internacionais de cinema brasileiro, o Brazilian Film Festival, em cidades como Miami, Nova York, Londres, Vancouver, Madri, Barcelona, Milão, Roma, Frascati, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá e Canudos, no sertão da Bahia. A programação inclui lives com produtoras, diretoras, roteiristas e atrizes com filmes que compõem a mostra: Thalita Rebouças, Sandra Kogut, Monja Coen, Sabrina Rosa, Luana Piovani, Lucy Barreto e Gabriela Amaral Almeida.

O tradicional Festival de Cinema Brasileiro de Miami – BRAFF Miami está confirmado e sua 24ª edição será realizada de 12 a 19 de setembro de 2020.

AS PROFISSIONAIS DA “MOSTRA MULHERES DO AUDIOVISUAL”

Adriana L. Dutra – Diretora, roteirista e produtora

Anna Azevedo – Diretora, roteirista e produtora

Anna Muylaert – Diretora e roteirista

Bárbara Álvarez – Diretora de Fotografia

Carolina Kotscho – Roteirista

Caroline Lampert Bertoli – Produtora

Cláudia Castro – Diretora

Cláudia Dutra – Produtora

Clélia Bessa – Produtora

Dulce Bressane – Diretora e Roteirista

Emília Silveira – Diretora

Eva Randolph – Editora

Flávia Guimarães – Produtora e roteirista

Gabriela Amaral Almeida – Diretora e roteirista

Jandira Martini – Roteirista

Juliana Lins – Roteirista

Karen Akerman – Montadora

Karina Mello – Diretora, roteirista, produtora e atriz

Marina Lutfi – Diretora e roteirista

Mini Kerti – Diretora

Milena Manfredini – Diretora

Patricia Niedermeier – Diretora, roteirista e atriz

Patrícia Terra – Diretora, roteirista e produtora

Paula Barreto – Produtora

Raquel Fernandes – Diretora

Regina Miranda – Diretora

Rosane Svartman – Diretora e roteirista

Sabrina Rosa – Diretora e roteirista

Sandra Lima – Diretora

Sandra Moreira – Roteirista e produtora

Sandra Kogut – Diretora

Sonia Braga – Atriz

Tata Amaral – Diretora

Tati Ingrid Adão – Roteirista

Thalita Rebouças – Roteirista

Tizuka Yamasaki – Diretora, roteirista e produtora

Viviane Spinelli – Diretora e produtora

FILMES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA

inff.online

https://www.inffinito.com/account/mulheresdoaudiovisual

LIVES CONFIRMADAS

Sempre às 19h no perfil da Inffinito no Instagram @inffinito_braff

16 de junho (terça-feira) – Thalita Rebouças – Roteirista

17 de junho (quarta-feira) – Monja Coen e Sandra Kogut – Diretora

23 de junho (terça-feira) – Sandra Lima – Diretora

24 de junho (quarta-feira) – Sabrina Rosa – Diretora

30 de junho (terça-feira) – Luana Piovani – Atriz

08 de julho (quarta-feira) – Lucy Barreto – Produtora

09 de julho (quinta-feira) – Gabriela Amaral Almeida

PATROCÍNIOS

Miami-Dade County (Department of Cultural Affairs, Cultural Affairs Council, Mayor and Board of County Commissioners), City of Miami Beach – CAC, Titanio Filmes, Fundação Garcia e Sabor de Minas.

APOIOS

ATC Cargo, Achei USA Newspaper e Acontece Magazine.

SOBRE A INFINITTO

Fundada em 1995 pelas sócias Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é hoje uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior. A Inffinito atua na produção de eventos culturais, ações de capacitação, experiências em sustentabilidade e produção de conteúdo audiovisual para cinema e TV.

A Inffinito é idealizadora do Circuito Inffinito de Festivais, o único circuito de Festivais de cinema brasileiro no mundo. A empresa também produz filmes em todos os formatos: curtas, médias e longas, e produtos para a TV. Em seu portfólio estão os longas-metragens documentários Fumando Espero (2009) e Quanto Tempo o Tempo Tem (2017), de Adriana L. Dutra; Fumando Espero, a Série; Opção Laje; Opção América e Transgente (exibidas pelo Canal Brasil); Sons Brasilis (exibido pelo Canal Curta!); Quero Botar Meu Bloco Na Rua (exibido pela TV Cine Brasil); Pioneiros, documentário de Viviane B. Spinelli e Dulce Bressane (2008); além de Caravana MT: Concertos pela Paz no Trânsito (2008), de Viviane B. Spinelli. Atualmente, está em produção o longa Sociedade do Medo, de Adriana L. Dutra.

A Inffinito é ainda responsável pela realização de eventos culturais no Brasil como o Cine Pedal Brasil, Cine Verão do Rio, Cinema da Gente, Verão do Rio, Conexão Samba, Redecard Conexão Brasil, B-a-bá do Cinema Nacional, Projeto Ecocine & Expo Lamsa Arte de Comunidade, entre muitos outros.