Consulte sempre o seu veterinário para saber do real estado de saúde de seu pet
Pets

Minha cadelinha esta grávida? Impossível!

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Dra. Cecília Magalhães
Recebo muitos telefonemas perguntando: “Como minha cadelinha pode estar grávida se ela não acasalou?”.

Não é bem gravidez. Ela está com pseudociese, também chamada de gravidez psicológica. Mais incomum nas gatinhas, mas os sintomas são parecidos.

Esse nome leva a uma interpretação errada do problema. Não é emocional mas, sim, um desequilíbrio hormonal. O ciclo reprodutivo da cadela é diferente do das mulheres. Vai de seis a oito meses e se torna mais irregular com a idade. Quando as cadelinhas ficam mais velhinhas, o ciclo não para, não há menopausa. O ponto em comum é o sangramento, mas na cadelinha é vaginal e significa o início da fase de proestro, quando ela não aceita o macho. Quando esta fase termina, ela entra no estro e está pronta para o acasalamento. E é nesse momento que ela ovula. Nas gatinhas, a ovulação só ocorre durante o acasalamento.

O desequilíbrio hormonal é muito mais comum do que se imagina e faz com que a cadelinha desenvolva sinais de gravidez. Aparece aproximadamente de dois a três meses após o cio e dura em média três semanas. Ela tem a tendência de esconder os brinquedos em um lugar protegido, como se estivesse fazendo um ninho, e também pode se tornar mais agressiva, pois está tentando proteger os “filhotes”. Há um aumento das mamas com produção de leite, a barriga pode ficar ligeiramente aumentada, tem falta de apetite e às vezes a fêmea fica impaciente e chorosa. A gravidez psicológica é bem comum nas cadelinhas, sendo uma fase muito estressante para ela. Além dos sintomas emocionais, os sintomas físicos, como a produção de leite, podem trazer desconforto e ter consequências mais graves. Não havendo filhotes para utilizar o leite produzido, as tetas ficam muito doloridas e pode se desenvolver uma infecção, a mastite. Outros problemas que podem surgir são: infecção de útero, piometra e tumor de mama. A maioria dos tratamentos são ineficazes e paliativos.

Dica: a gravidez psicológica não é engraçada, mas muitos levam na brincadeira. Nem é para ser ignorada. Se sua cadelinha está com problemas que causam desconforto e dor, ela precisa de ajuda veterinária o quanto antes. A única forma de você evitar que isso aconteça novamente, assim como todos os problemas associados a esse desequilíbrio, é castrando-a.

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 26 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page