Coronavirus Esporte

Máscaras x exercícios: como treinar de forma segura e confortável

Com a retomada gradativa da prática de atividades físicas fora de casa, os cuidados com a higienização dos materiais devem ser redobrados neste momento e o uso das máscaras é imprescindível. O profissional de educação física e gerente operacional da AYO Fitness Club, Júlio César, é comum ouvir pessoas apontando desconforto com a utilização das máscaras durante a prática de exercícios – com dúvidas em relação a inalação de dióxido de carbono. No entanto, segundo ele, pesquisas apontam que a utilização de máscaras em diversas intensidades em exercício aeróbico não ocasiona malefícios aos voluntários, mas alguns cuidados podem reduzir o desconforto.

“Uma sugestão para a melhora no conforto para utilização de máscaras é fazer a respiração mais profunda durante a prática de exercícios. Outra sugestão é utilizar que máscaras que utilizam tecido que umidifica menos, com tecido hidrofóbico”, destaca Júlio César, profissional de educação física e gerente operacional da AYO Fitness Club.

Segundo ele, é importante evitar máscaras completamente feitas de algodão, pois estas esquentam e propiciam uma ventilação reduzida. “A prática de exercícios reduz em 35% o risco de desenvolvimento de doenças crônicas e em 30% as mortes por todas as causas. Pratique exercícios físicos e utiliza sua máscara”, finaliza.

Serviço: AYO Fitness Club — Capuchino Press www.capuchino.com.br