Louri Rodriguez e Roberto Carlos
Música

Louri Rodriguez: o diretor de mais de um bilhão de views

 

Por Marcelo Rio

Com a revolução da internet em praticamente todas as áreas, os vídeos musicais que tanto sucesso fizeram na TV no passado, hoje estão de casa nova e são muito mais assistidos através das plataformas de streaming, sites, redes sociais etc. Mas engana-se quem acredita que o cuidado para produzir esses vídeos tenha se tornado algo fácil, ao contrário, sabendo do número de pessoas que os acessam, artistas querem cada vez mais uma produção de alta qualidade. E é aí que surge o nome de um brasileiro, Louri Rodriguez, um dos principais diretores de vídeos da Sony Music e que já produziu centenas de videoclipes e documentários para grandes estrelas nacionais e internacionais. Seus trabalhos já tiveram mais de um bilhão de views.

Dentre os vários artistas que já tiveram vídeos produzidos e dirigidos por Louri, podemos destacar: Carlos Santana, Gloria Estefan, Nicky Jam, Lenny Kravitz, CNCO, Thalia, Grupo Orishas, Luan Santana, Zeca Pagodinho, Carlinhos Brown, Maria Rita e Pablo Vittar. Além disso, produziu e dirigiu o nosso Rei Roberto Carlos, em um intenso trabalho sobre os 50 anos de carreira do artista brasileiro, que se tornou um projeto para o mercado de língua espanhola e primeiro documentário a ser autorizado oficialmente com a participação do cantor.

Louri tem um carinho especial por todos os seus trabalhos, mas destaca alguns: “O que eu tenho mais orgulho no momento é também um dos mais recentes. Tive a honra de trabalhar com a diva Gloria Estefan e gravar alguns videoclipes e um documentário mostrando um pouco das raízes brasileiras, principalmente as raízes africanas de origem Yoruba, e mostrar também essa conexão que existe entre Cuba e Brasil. Pudemos visitar diferentes regiões do Brasil e capturamos momentos super especiais da Gloria com outras lendas da música brasileira como Zeca Pagodinho, Alcione, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Maria Rita, Jorge Vercillo, Carlinhos Brown, Dudu Nobre, Leci Brandão e muitos outros. A Gloria é uma das pessoas mais maravilhosas no show business. O primeiro videoclipe “Cuando Hay Amor” foi gravado na Bahia, na minha terra natal e poder levar a cultura da Bahia e a felicidade dos baianos para o mundo foi, sem dúvida, uma experiência ímpar”.

O brasileiro diretor de vídeos da Sony Music destaca também como foi trabalhar com Roberto Carlos. “O Roberto é um ícone e lenda viva da música brasileira. Foi uma honra incrível participar desse projeto e contar um pouco da sua bela trajetória pelo mundo. Esse projeto em Abbey Road e esse documentário até então inédito, serviu para mostrar outro lado do artista e toda a evolução que existiu ao decorrer de sua história. Todos os encontros que tivemos sempre foram muito enriquecedores. O empresário do Roberto, o Dody Sirena também sempre foi muito presente e me ajudou bastante durante todo o processo. A equipe como um todo é maravilhosa. Não é à toa que ele é o rei”.

Além de ter muita criatividade para poder criar e dirigir um videoclipe, Louri explica que é preciso ter todo um trabalho diretamente com os artistas. “Um dos principais papéis do diretor no dia da gravação é cuidar dessa relação com o artista. Ninguém conhece o que tem que ser feito na produção mais que o diretor. É de responsabilidade dele e de seu assistente deixar o artista a par de cada passo do que está acontecendo ou vai acontecer durante o dia, além de dar direcionamento para os artistas na hora da gravação. Alguns artistas pedem para somente ter contato com o diretor para evitar qualquer tipo de desentendimento em relação ao trabalho. É uma colaboração criativa entre dois criativos. A música de um inspirou o conceito audiovisual do outro. É um ambiente de muito respeito e trabalho em equipe. Sair com um resultado positivo é que todos querem ao final do dia”.

O brasileiro explica como vê essa transição do videoclipe que antes fazia sucesso na TV e que agora reina na internet. “Antigamente, os vídeos eram vistos por milhões de pessoas na televisão. Você sentava e esperava para assistir àquele seu vídeo favorito. Hoje tudo mudou, os vídeos são vistos por bilhões de pessoas de maneira instantânea e de qualquer lugar. A tecnologia evoluiu e com isso houve um barateamento e a oportunidade de maior acesso a equipamentos de vídeo de um público que antes não tinha essa oportunidade. A democratização da criação do conteúdo e a distribuição do conteúdo também. Qualquer pessoa pode gravar um vídeo com um celular e subir no YouTube sem custos. Por conta disso, há uma grande migração da cota publicitária para os meios digitais. As marcas querem estar e estão dispostas a pagar qualquer preço para se promoverem diretamente para seu público-alvo e de maneira mais efetiva. Música e videoclipes sempre foram forças muito importantes para o consumo de jovens. É um mercado em plena expansão. Isso é só o começo. Para o diretor, a base continua sendo a ideia, que o valor da ideia é definida pelo próprio criativo. E quanto a isso acredito que somos cada vez mais criativos baseado na quantidade de informação que temos acesso diariamente”.

Sobre o futuro, Louri acredita que a criatividade aliada com a tecnologia será fundamental para diversos segmentos. “Vejo um futuro rodeado de conteúdo digital, até como principal fonte de renda para muitos. Pessoas que eram criativas como hobby e perderam seus empregos regulares durante a pandemia, aprenderão a ganhar dinheiro com seus talentos pelas redes. Mais filmes, mais séries, mais videoclipes etc. Nichos novos vão surgir cada vez mais. O YouTube continuará crescendo, assim como outras plataformas de conteúdo como TikTok, e outras que estão sendo lançadas agora ou que estarão por vir. Agora é o momento perfeito para escritores, jornalistas, designers, fotógrafos, diretores entre outros profissionais da arte para mostrarem sua voz. A criatividade nunca foi tão importante na história da humanidade”.

Confira nos links alguns trabalhos do diretor Louri Rodriguez:Confira nos links alguns trabalhos do diretor Louri Rodriguez:

Gloria Stefan- Cuando Hay Amor:
https://youtu.be/cUq4I0tWKrA

Especial Roberto Carlos – 50 anos de carreira:
http://www.rtve.es/alacarta/videos/otros/especial-roberto-carlos/3329558/ 

Santana – Corazón Album Documentary:
https://www.youtube.com/watch?v=8fpEhwEyUvk&feature=youtu.be

CNCO, Luan Santana – Mamita:
https://www.youtube.com/watch?v=xJ9gN6SfgE0&feature=youtu.be 

Nicky Jam – “X” ft XB41:

https://www.youtube.com/watch?v=r9ArMxT00l4&feature=youtu.be

 

You cannot copy content of this page