Legião da Boa Vontade
News

Legião da Boa Vontade celebra 31 anos de atuação nos Estados Unidos

Sending
User Review
0 (0 votes)

O ideal da Legião da Boa Vontade (LBV) se expandiu para os Estados Unidos no dia 30 de outubro de 1986 e, desde então, tem oferecido diversos programas, projetos educacionais e sociais a  centenas de famílias de baixa renda nos estados de Nova Jersey e Nova York. Por ter status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) da Organização das Nações Unidas (ONU), a LBV também tem a oportunidade de participar regularmente de reuniões na sede da entidade em Nova York, compartilhando suas boas práticas com delegações e autoridades de todo o mundo.

O primeiro programa desenvolvido pela LBV nos Estados Unidos, 31 anos atrás, foi a Ronda da Caridade, e logo teve o apoio e participação da população local. Em pouco tempo, a ação foi ganhando grande visibilidade e atraindo dezenas de voluntários. Atualmente, beneficia moradores de abrigos em Nova Jersey, que recebem roupas, alimentos e itens de primeira necessidade. Eventualmente, também são realizados mutirões de saúde, oferecendo orientação e cuidados básicos, além de palavras de conforto e ânimo aos que mais necessitam.

“Vocês fazem uma enorme diferença na vida das famílias desabrigadas todo mês, ao distribuírem sopas aos nossos residentes. É um prazer ver os rostos felizes de cada um deles, que recebem a comida preparada com tanto amor. Vocês são uma inspiração para nossa equipe e para os participantes do nosso programa. (…) Obrigado por criar memórias duradouras para as famílias desabrigadas do YMCA”, afirma Victor Nicholson, então coordenador de atividades da instituição em Newark.

 

Educação para a Paz

O Good Will Students for Peace (Estudantes de Boa Vontade pela Paz) é um programa que aplica a proposta educacional da LBV, focada na Pedagogia do Afeto e do Cidadão Ecumênico, e que tem contribuido para o combate à violência nas escolas norte-americanas. Com base nas diretrizes do educador Paiva Netto, diretor-presidente da LBV, o programa tem o objetivo de incentivar a liderança solidária nos alunos, orientando-os para uma sociedade sustentável e pacífica.

Educação para a Paz

A campanha Backpacks for a Bright Future, que distribui mochilas com material escolar para crianças carentes, é outra ação realizada pela LBV nos EUA, que visa apoiar os estudantes no início do ano letivo.

Backpacks for a Bright Future

A LBV E A ONU

A LBV tem a oportunidade de participar permanentemente de discussões realizadas pela Organização das Nações Unidas em defesa dos direitos humanos, igualdade de gênero e educação de qualidade para todos. Nestes 20 anos de atuação junto à ONU a entidade tem recomendado boas práticas nas áreas de educação, assistência social, ajuda humanitária e desenvolvimento sustentável, despertado interesse de diversas lideranças internacionais.

A LBV E A ONU

Recentemente, a LBV foi agraciada pelo Prêmio “O Espírito das Nações Unidas”, durante a semana de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais. Durante o discurso de aceitação, o representante da entidade, Danilo Parmegiani, destacou a visão de Paiva Netto com relação a promoção da educação com espiritualidade ecumênica. “Quando a razão está unida ao coração (sentimento), as soluções fraternas fornecem uma vida com a felicidade desejada, o que só pode ser verdade quando há alimento material e espiritual na mesa de todos”.

 

Ajudando em tempos difíceis

Com o objetivo de aliviar o sofrimento das famílias que foram afetadas pela destruição causada pelos furacões Harvey, Irma and Maria, a Legion of Good Will – LGW (LBV dos EUA) mobilizou pessoas de boa vontade em Nova York e New Jersey para levar material escolar às crianças desses locais, servindo assim de incentivo neste novo ano letivo.

Ajudando em tempos difíceis

A instituição contou com o apoio da Jetblue Airways, que transportou a equipe da LGW juntamente com o material arrecadado para doação. Mochilas com itens pedagógicos e escolares foram entregues às crianças de duas escolas, em Houston (Texas) e Immokalee (Flórida).

A ação fez parte da já tradicional campanha de materiais escolares da LBV, que arrecada e distribui materiais pedagógico a crianças de baixa renda em Newark (New Jersey).

 

Primeira escola nos EUA

A construção do Centro Educacional e de Assistência Social Paiva Netto, localizado no bairro Ironbound, em Newark, a maior cidade do estado de New Jersey é o mais novo desafio da LBV dos Estados Unidos. Lançado há alguns meses, o projeto visa atender famílias que vivem abaixo da linha de pobreza, que na região correspondem a cerca de 28%, quase o triplo da taxa no restante do estado e o dobro da média do país, que é de 14,9%.
A unidade terá uma escola de Educação Infantil e também um Centro Comunitário de Assistência Social. Ao todo, 1.300 famílias serão atendidas anualmente nesta unidade.

Primeira escola nos EUA

Quer ajudar a Legião da Boa Vontade dos Estados Unidos a expandir ainda mais esse trabalho solidário? Acesse agora:www.lgw.org/donate

 

Veja aqui alguns dos nossos vídeos:

LGW Assists Kids in Florida: 

www.youtube.com/watch?v=WQyLZCizZ58

Curso preparatório para o ENCCEJA: 

https://www.youtube.com/watch?v=1E054g5a4l0

Estudantes de Boa Vontade pela Paz cantam “Mother Nature”: 

https://www.youtube.com/watch?v=RhsEeQoG6s4

LBV apresenta projeto sobre sua primeira escola nos EUA:

https://www.youtube.com/watch?v=j61g2odHNCk

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 21 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page