User Review
( votes)Inffinito Film Festival apresenta 38 produções nacionais inéditas e clássicas, com transmissão gratuita pela internet
Já está em cartaz, no INFF – Inffinito Film Festival, a “Mostra Mulheres do Audiovisual”, evento digital e gratuito que apresenta 25 longas e 13 curtas-metragens de realizadoras brasileiras, como Anna Muylaert, Rosane Svartman, Tizuka Yamasaki, Sandra Kogut, Mini Kerti, Sabrina Rosa, Flávia Castro, Christiane Jatahy, Adriana L. Dutra, Tata Amaral, entre outras. Os filmes, alguns deles inéditos, representam a presença feminina no audiovisual e provocam a reflexão sobre igualdade de gênero no setor.
Todos os filmes da “Mostra Mulheres do Audiovisual” poderão ser assistidos pela internet, na plataforma inff.online. Os longas passam em horários marcados, e ficam disponíveis por quatro horas a partir da estreia. Além de clássicos dirigidos ou produzidos ou escritos por mulheres, os destaques são os longas inéditos E Além de Tudo me Deixou Mudo o Violão, de Anna Muylaert; Quero Botar Meu Bloco na Rua, de Adriana L. Dutra; e Reviver, de Patricia Niedermeier.
Os curtas poderão ser assistidos a qualquer momento até o final da mostra, no dia 13 de julho.
“A Mostra Mulheres do Audiovisual Brasileiro tem o objetivo de jogar luz nas profissionais do setor, reconhecer seus talentos e ampliar o debate da importância de um espaço igualitário no mercado”, diz a curadora do evento, Adriana L. Dutra, que realiza há 25 anos o Circuito Inffinito de Festivais, junto com as sócias, Cláudia Dutra e Viviane Spinelli.
“Ao longo da história da indústria audiovisual, a mulher por muito tempo não fez parte das funções por trás das câmeras, reflexo de uma sociedade machista que vem sendo questionada e reconstruída. Atualmente, a mulher vem conquistando posições mas sua participação ainda é ínfima. Para se ter uma ideia, no Brasil, segundo a última pesquisa feita pela Ancine em 2016, as mulheres dirigiram apenas 19% dos filmes brasileiros lançados no ano e nenhuma mulher negra assinou a direção de um longa-metragem. Em roteiro as mulheres representam 15% e o maior percentual da participação feminina está na produção executiva com 39%, enquanto em direção de fotografia elas ocupam somente 5% do mercado”, diz Adriana.
O INFF – Inffinito Film Festival, que começou no mês passado com a Mostra Domingos Oliveira, obteve uma audiência 11,000 pessoas e faz parte do Circuito Inffinito de Festivais, que há 25 anos é pioneiro na realização de mostras internacionais de cinema brasileiro, o Brazilian Film Festival, em cidades como Miami, Nova York, Londres, Vancouver, Madri, Barcelona, Milão, Roma, Frascati, Buenos Aires, Montevidéu, Bogotá e Canudos, no sertão da Bahia. A programação inclui lives com produtoras, diretoras, roteiristas e atrizes com filmes que compõem a mostra: Thalita Rebouças, Sandra Kogut, Monja Coen, Sabrina Rosa, Luana Piovani, Lucy Barreto e Gabriela Amaral Almeida.
O tradicional Festival de Cinema Brasileiro de Miami – BRAFF Miami está confirmado e sua 24ª edição será realizada de 12 a 19 de setembro de 2020.
AS PROFISSIONAIS DA “MOSTRA MULHERES DO AUDIOVISUAL”
Adriana L. Dutra – Diretora, roteirista e produtora
Anna Azevedo – Diretora, roteirista e produtora
Anna Muylaert – Diretora e roteirista
Bárbara Álvarez – Diretora de Fotografia
Carolina Kotscho – Roteirista
Caroline Lampert Bertoli – Produtora
Cláudia Castro – Diretora
Cláudia Dutra – Produtora
Clélia Bessa – Produtora
Dulce Bressane – Diretora e Roteirista
Emília Silveira – Diretora
Eva Randolph – Editora
Flávia Guimarães – Produtora e roteirista
Gabriela Amaral Almeida – Diretora e roteirista
Jandira Martini – Roteirista
Juliana Lins – Roteirista
Karen Akerman – Montadora
Karina Mello – Diretora, roteirista, produtora e atriz
Marina Lutfi – Diretora e roteirista
Mini Kerti – Diretora
Milena Manfredini – Diretora
Patricia Niedermeier – Diretora, roteirista e atriz
Patrícia Terra – Diretora, roteirista e produtora
Paula Barreto – Produtora
Raquel Fernandes – Diretora
Regina Miranda – Diretora
Rosane Svartman – Diretora e roteirista
Sabrina Rosa – Diretora e roteirista
Sandra Moreira – Roteirista e produtora
Sandra Kogut – Diretora
Sonia Braga – Atriz
Tata Amaral – Diretora
Tati Ingrid Adão – Roteirista
Thalita Rebouças – Roteirista
Tizuka Yamasaki – Diretora, roteirista e produtora
Viviane Spinelli – Diretora e produtora
FILMES E SINOPSES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA
inff.online
https://www.inffinito.com/account/mulheresdoaudiovisual
LIVES CONFIRMADAS
Sempre às 19h no perfil da Inffinito no Instagram @inffinito_braff
16 de junho (terça-feira) – Thalita Rebouças – Roteirista
17 de junho (quarta-feira) – Monja Coen e Sandra Kogut – Diretora
24 de junho (quarta-feira) – Sabrina Rosa – Diretora
30 de junho (terça-feira) – Luana Piovani – Atriz
08 de julho (quarta-feira) – Lucy Barreto – Produtora
09 de julho (quinta-feira) – Gabriela Amaral Almeida
Patrocínios: Miami-Dade County (Department of Cultural Affairs, Cultural Affairs Council, Mayor and Board of County Commissioners), City of Miami Beach – CAC, Titanio Filmes, Fundação Garcia e Sabor Brasil.
Apoios: ATC Cargo, Achei USA Newspaper e Acontece Magazine.
SOBRE A INFINITTO
Fundada em 1995 pelas sócias Adriana L. Dutra, Cláudia Dutra e Viviane B. Spinelli, a Inffinito é hoje uma das mais importantes produtoras culturais do Brasil e a maior vitrine do cinema nacional no exterior. A Inffinito atua na produção de eventos culturais, ações de capacitação, experiências em sustentabilidade e produção de conteúdo audiovisual para cinema e TV.
A Inffinito é idealizadora do Circuito Inffinito de Festivais, o único circuito de Festivais de cinema brasileiro no mundo. A empresa também produz filmes em todos os formatos: curtas, médias e longas, e produtos para a TV. Em seu portfólio estão os longas-metragens documentários Fumando Espero (2009) e Quanto Tempo o Tempo Tem (2017), de Adriana L. Dutra; Fumando Espero, a Série; Opção Laje; Opção América e Transgente (exibidas pelo Canal Brasil); Sons Brasilis (exibido pelo Canal Curta!); Quero Botar Meu Bloco Na Rua (exibido pela TV Cine Brasil); Pioneiros, documentário de Viviane B. Spinelli e Dulce Bressane (2008); além de Caravana MT: Concertos pela Paz no Trânsito (2008), de Viviane B. Spinelli. Atualmente, está em produção o longa Sociedade do Medo, de Adriana L. Dutra.
A Inffinito é ainda responsável pela realização de eventos culturais no Brasil como o Cine Pedal Brasil, Cine Verão do Rio, Cinema da Gente, Verão do Rio, Conexão Samba, Redecard Conexão Brasil, B-a-bá do Cinema Nacional, Projeto Ecocine & Expo Lamsa Arte de Comunidade, entre muitos outros.
Comente