Jade Matarazzo apresenta o Art Brazil 2017
Arte

Jade Matarazzo transforma o Art Brazil na maior feira de arte brasileira da FL

Sending
User Review
0 (0 votes)

O sul da Flórida vai sediar pela quinta vez consecutiva um dos maiores eventos de artes visuais brasileiras nos Estados Unidos. O ArtBrazil vai expor o trabalho de quase 100 artistas brasileiros e latino-americanos na galeria Artserve, em Fort Lauderdale. A novidade deste ano é a inauguração do segmento latino-americano na exposição, com cerca de 300 obras. O ArtBrazil apresenta uma variedade de segmentos, como fotografia, escultura, pintura, desenhos, colagem e instalações, representados nos mais diversos conceitos e linguagens abordadas por artistas em diferentes fases de suas carreiras. O evento é idealizado e dirigido pela respeitada fotógrafa e gestora de projetos de arte Jade Matarazzo, que neste ano uniu forças com a americana Dra. Carol Damian, curadora e historiadora de arte conhecida por seu trabalho no Frost Museum de Miami, onde foi diretora, e é autora de importantes livros de arte brasileira.

Artistas consagrados
Entre os artistas renomados que vão expor suas obras no evento deste ano estão Claudio Tozzi, Kazuo Wakabayashi, Yuli Geszti, Marli Takeda, Marysia Portinari e muitos outros que chegam ao ArtBrazil pela Galeria Espaço Arte M Mizrahi. Farão parte também Adélio Sarro, Claudio Souza Pinto e jovens de destaque como o Mato-Grossense Petterson Silva, os paulistanos Evandro Angerami, Carlos Eduardo Calfat Salem, Rogerio Pedro, além do virtuoso e premiado Leonardo Bacan de Miami. A feira também destacará obras de escultores como o grande Cleber Machado, João Carlos Galvão, Fernando Cardoso, Luca Benites, Fernanda Frangetto, RodD’Avila, assim como também telas de conhecidos artistas locais, como Roberta Caviglia, Carlos Cesar Alves, Amaury Torezan, Blima Efraim, Soco Freire, FernandaDabus, Silvana Soriano , Monica Mendes, Cecilia Thibes, entre outros. No segmento da fotografia, destaca-se um dos mais conhecidos fotógrafos brasileiros, Kazuo Okubo, que estará ao lado dos também conceituados Mariza Formaginni, Di Roberto, Marine Fontayne, e Jade Matarazzo.
Neste ano, o ArtBrazil – em parceria criada com a embaixadora das artes Olga Ortiz Mera, CEO da United Aliens Artists Foundation – abre espaços e oportunidades para receber artistas, instalações, filmes, performances, música ao vivo e rodas de arte, de artistas latino-americanos, somando ao evento esta comunidade, que já possui uma mistura cultural complexa e vibrante. Em destaque este ano estarão na mostra a dominicana Rosário Bond e a mexicana Ceci Rivera, ao lado de muitos outros.

Cultura, educação e filantropia
Desde o seu primeiro ano de realização, a feira ArtBrazil tem como base ser uma plataforma de entrada no mercado americano e seu aspecto cultural, mas também é fortemente dedicada ao setor educacional, com o programa de visitação de estudantes de diferentes escolas dos condados de Miami-Dade e Broward, que além de apreciarem as obras, também interagem com os artistas em um ambiente descontraído e lúdico. O evento também tem uma vertente social, que atualmente se reflete em dois projetos: o Eye Contact, da artista Grazi Gadia, que aborda o tema do autismo através da arte, e o filantrópico Arte que Salva, de Eve Atman, que apoia as comunidades carentes dos lugares mais pobres do mundo doando 100% da renda que arrecada leiloando obras iniciadas por crianças carentes e finalizadas com interferências de artistas plásticos voluntário.

The Traveling Artist
Segmento bimestral do ArtBrazil, The Traveling Artist é um projeto que usará a arte como ferramenta de educação, inclusão, bem estar e importante componente cultural na formação de crianças, adolescentes e adultos de todas as camadas sociais.
Inspirado na frase de Milton Nascimento — “O artista tem que ir aonde o povo está” —, o projeto é idealizado por Jade Matarazzo e desenvolvido por um corpo docente de curadores, historiadores e professores multiculturais. The Traveling Artist levará palestras, workshops, música, performances literárias e teatrais e “pop up exhibitions” para espaços culturais alternativos e também escolas, hospitais, casas de repouso para idosos, abrigos para desalojados e comunidades carentes. O projeto acredita que a arte transcende todas as fronteiras com sua linguagem universal, solidificando parcerias no Brasil, Japão e Europa, com equipe formada por sociólogos, terapeutas de arte e galerias.

Artista de corpo e alma
A articuladora cultural Jade Matarazzo carrega na alma um legado familiar de empreendedorismo cultural e amor pela arte que a torna uma constante incentivadora das artes visuais em suas diversas linguagens e conceitos. Sobrinha-neta do visionário e mecenas Ciccillo Matarazzo, idealizador e principal responsável pela Bienal Internacional de São Paulo, Jade convive desde a infância com as artes e a necessidade de expandir mercados, levando-a para além das fronteiras. Há 20 anos no mercado americano, a artista tornou-se uma grande gestora de projetos idealizando exposições, como o ArtBrazil, o Brazilian Eyes (fotografia), a Expoart Japão e Londres (em parceria com o Focus Brasil) e a promoção de artistas brasileiros no mercado internacional. O envolvimento com os artistas se tornou marca registrada e pessoal de Jade, que busca incansavelmente romper fronteiras para viabilizar a participação de cada artista em seus projetos. “Pretendo que o crescimento do ArtBrazil e seus segmentos possa contribuir para a inserção e consolidação desses artistas no circuito receptor, primando pela qualidade artística dos trabalhos exibidos. Quero proporcionar continuamente a experimentação do público no ambiente visual, mantendo interessados os espectadores e desenvolvendo estratégias para aumentar ainda mais a frequência de público”, diz Jade.

O ArtBrazil reúne exposições, entrega de prêmios, rodas de arte, aulas com os artistas participantes, Art Talks com convidados especiais, palestras e muitas outras atividades. A noite de abertura será realizada na segunda-feira dia 18 de setembro, no ArtServe (1350 East Sunrise Boulevard) em Fort Lauderdale, a partir das 6:30 PM

Para mais informações e programação, visite o site oficial artbrazil.net

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 25 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page