Interior Design: Myrna Porcaro Foto: Jomar Bragança
Decor

Home Offices – como valorizar o ambiente com decoração

Sending
User Review
0 (0 votes)

Talvez a valorização do Home office deva ser a principal tendência na organização dos espaços da casa nos últimos anos. O espaço está sendo cada vez mais desejado dentro dos lares: seja para estudar ou trabalhar de casa, faz toda diferença ter um ambiente (ou parte dele) preparado para isso.

O trabalho remoto, ou chamado home office, tornou-se a alternativa mais segura para qualquer pessoa, além de ser muito econômico e confortável.

E acredite: essa mudança veio para ficar e já se tornou a realidade de muita gente. Se faz toda diferença morar numa casa bonita, aconchegante e funcional, imagina só o que a decoração pode fazer pelo seu cantinho de trabalho e estudo!

Interior Design: Myrna Porcaro
Foto: Bruno Matias

Antes de definir o espaço destinado ao home office, cabe uma análise sobre os fatores determinantes tais como: as pessoas que usarão o espaço e suas necessidades, o número de pessoas e equipamentos necessários para cada um. O home office precisa ser um ambiente calmo, reservado e funcional independente se você vai usá-lo para estudar, trabalhar ou criar.

A mesa de trabalho pode ser de vários tipos: escrivaninha, tampo com cavaletes, móvel planejado. A escolha vai depender muito do seu estilo, e também das suas necessidades. Prefira sempre posicionar a mesa próximo à janela, para ter uma boa iluminação no plano de trabalho.

Quanto ao tamanho da mesa, é importante definir o espaço que você precisa: vai usar notebook ou monitor? Você usa outros materiais, como folhas de papel, livros ou pastas? Não adianta você comprar a mesa só pensando em caber no espaço se depois ela ficar pequena e desconfortável para você. Se você usa monitor, garanta que tenha espaço na mesa para colocar mouse e teclado no mesmo nível, e que a tela fique a pelo menos um braço de distância dos seus olhos.

Interior Design: Myrna Porcaro
Foto: Daniel Mansur

A postura durante o trabalho é importantíssima, pois vai prevenir que você sofra lesões a longo prazo. Por isso, vale a pena investir em uma cadeira ergonômica, com opções de regulagem e muito conforto. Principalmente se você passa um bom tempo na frente do computador, é importante que ela tenha encosto macio para as costas, apoio para os braços, assento confortável, rodízios para facilitar a movimentação e regulagem de alturas.

Mas se você odeia essas “cadeiras de escritório” e quer ter no seu home office uma cadeira de design, diferente e cheia de personalidade, escolha uma que seja o mais confortável possível. Prefira as de encosto e assento estofados, e não compre antes de testar a altura: sente na cadeira e veja se, com as costas apoiadas no encosto, você consegue apoiar os pés inteiros no chão.

Interior Design: Myrna Porcaro
Foto: Jonar Bragança

Um ambiente bem iluminado é fundamental para promover conforto e produtividade no seu trabalho, pois ajuda a concentração e melhora a visão. Por isso, prefira espaços com janela e boa iluminação natural, com a mesa próxima à entrada de luz.

Mas cuidado com o excesso de luz, principalmente se você usa computador: o ofuscamento prejudica a visão da tela, e a luz direta pode danificar a máquina. Portanto, invista em cortinas ou persianas para controlar a luminosidade e garantir o seu conforto.

Quanto à luz artificial, prefira luz branca no cômodo, que aumenta a atenção. Se o ambiente do seu home office tem pouca luz, invista em luminárias de mesa, que garantem uma boa iluminação focada no plano de trabalho.

Um espaço organizado é essencial para aumentar a produtividade no trabalho, a concentração nos estudos e até a criatividade. Existem muitas formas de organizar o seu home office, com praticidade e beleza.

Interior Design: Myrna Porcaro
Foto: Jonar Bragança

Prateleiras e nichos suspensos são ideais para espaços pequenos e para quem quer economizar. Se você gosta de ter os seus livros sempre à mão e curte misturar peças de decoração no seu espaço de trabalho, essa é uma boa opção para deixar seu home office mais prático e bonito.

Agora, se você tem muito material para guardar e quer esconder a bagunça, pode optar por armários. Dependendo do espaço que você precisa, ele pode ser alto, tipo bancada ou suspenso na parede. Outra opção bem prática é o gaveteiro, que pode ter rodízios e ficar embaixo da bancada. Organizar primorosamente seu home office é uma tarefa possível em todas as casas.

Agora que você já tem os móveis principais, capriche nos objetos e acessórios, escolhendo peças úteis que também sirvam de decoração. Porta-lápis, caixinhas e cestos são ótimos para organizar as pequenas coisas, enquanto lousas e murais servem tanto para planejar quanto para decorar e dar personalidade. Uma luminária legal vai trazer luz e estilo ao seu espaço. Ela pode ser de mesa, mas pode também ser de parede ou de piso se quiser liberar mais espaço.

Interior Design: Myrna Porcaro – Projeto em Andamento

As plantas são decorativas, inspiram bem-estar e vivacidade. Por isso, são ótimas pedidas para o home office. Se o seu cantinho não tem muita luz, escolha plantinhas de sombra. Existem muitas espécies que são ideais para ambientes internos, e que também não precisam de tanta água.

Você não tem um cômodo na sua casa só para o home office? Não tem problema, é possível criar um espaço bem legal e compacto, que caiba junto com algum outro ambiente ou mesmo que ocupe um “canto morto” da sua casa.

Fazer o home office na varanda pode ser uma boa solução para não interferir nos usos da sala ou dos quartos. Você pode inclusive escolher se quer integrar o espaço totalmente com a sala ou se prefere criar alguma divisória que dê mais privacidade. Quando estamos falando de pequenos espaços, pensar o home office com móveis planejados pode fazer toda diferença, pois assim é possível aproveitar cada cantinho. Desse jeito, dá para ocupar os lugares mais compactos, criar uma boa integração com outro ambiente e garantir o máximo de praticidade e conforto ao espaço.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 24 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page