Decor

Home Office e Home Cinema – Os protagonistas dos novos tempos!

Por Myrna Porcaro

O Home office definitivamente , hoje, é uma necessidade. Além dos adultos as crianças e os jovens se viram obrigados a buscar ma forma de estudar e ter aulas online e muitas vezes os espaços não podem ser compartilhados. Cada estação de home-office pode ser criada em diferentes pontos da casa porém essas adaptações precisam ser eficientes. De repente, quase de um dia para outro, profissionais do mundo inteiro foram forçados a ficar em casa em resposta a disseminação generalizada do surto da Covid-19 migrando ainda mais a maneira de trabalhar para o trabalho remoto.

Para muitos, um escritório em casa, nem que seja pequeno, vem se tornando imprescindível para nos permitir dar continuidade a atividades enquanto essa pandemia não passa. O que já era uma tendência mundial, principalmente nos grandes centros, onde os deslocamentos são grandes e o trânsito caótico, passou a ser uma necessidade global em tempos de propagação generalizada desse vírus pelo planeta.
A popularização dos computadores, o boom da internet e a praticidade de ter o mundo ao alcance pelos smartphones significam que a tecnologia será ainda mais importante para que possamos continuar trabalhando de forma colaborativa e eficaz. Porém, mesmo com todas essas ferramentas, estando em casa, é preciso criar um ambiente de trabalho com disciplina, para que a rotina funcione bem, evitando assim as distrações e perda de produtividade.

Ter um canto da casa separado dos principais cômodos de convivência é um dos requisitos sugeridos. Todavia, se não houver um cômodo exclusivo para ser transformado em um escritório, ou mesmo, se suas atividades funcionam bem compartilhadas com outros espaços, a dica é otimizar a funcionalidade sem sobrecarregar o ambiente. Devido a necessidade atual de atividades online, vídeo conferências, o mínimo de privacidade é necessário pelo menos um canto onde a câmera não revele o movimento cotidiano da residência. Aposte em uma decoração agradável com mobiliários e peças de design limpo, porém não abra mão de materiais resistentes e duráveis, já que haverá um uso intenso. Prateleiras e gavetas são grandes aliados para acomodar livros, pastas e documentos e organizadores de mesa a manter tudo em ordem.

Uma cadeira confortável e ergonômica é fundamental para a jornada de trabalho. Escolha uma mesa ou bancada adequada com a prática de suas atividades. Para economizar espaço e deixar a área de trabalho mais limpa e sem um monte de cabos aparente, dê preferência ao eletrônico wireless e sem fio, como mouse, teclado e impressora. E se for o caso, prefira os notebooks aos desktops. Outro ponto a considerar é numa iluminação adequada que atenda a todos os horários. As tarefas ficam menos cansativas com uma iluminação direta adequada. Luminárias de mesa e pendentes são boas soluções. Ainda mais importante, certifique-se de que seu espaço conta com boa ventilação.

Limite a quantidade de notícias: é importante manter-se atualizado de fontes confiáveis. No entanto, o monitoramento constante de notícias e mídias sociais não apenas prejudicará seu fluxo de trabalho, como também aumentará desnecessariamente a ansiedade.

Outro espaço que vem tendo cada vez mais importância são os home theathers. Cada vez mais os recursos multimídia disponíveis no mercado oferecem a possibilidade de se criar um verdadeiro cinema em casa. Televisores inteligentes e com tela gigante e ultrarrealista, sistemas de som que transportam você para dentro das cenas que se passam diante dos seus olhos e sofás super confortáveis que não devem em nada para as poltronas dos melhores cinemas são alguns dos itens capazes de transformar um cômodo da sua casa em uma sala de cinema. Com o evento da pandemia esses espaços se tornaram ainda mais necessários como opção de lazer para a família.

A quantidade e qualidade de produtos para essas salas é enorme. Um planejado acompanhamento por um profissional da área e técnicos é importante para que você acerte no projeto e nas opções.

Escolher uma televisão pode ser simples se você sabe o que quer. Atualmente, os aparelhos que dominam os interesses de quase todo mundo são as Smart TVs. Elas são dispositivos inteligentes que se conectam à internet e têm suporte a vários aplicativos, como Netflix, YouTube e redes sociais, ampliando as possibilidades de conteúdo à sua disposição. Ao optar por uma Smart TV, lembre-se de que há modelos que se conectam à internet via Wi-Fi e outros que usam apenas conexões cabeadas.

Além do tipo de TV e da resolução, mais uma característica essencial é o tamanho da tela — para encontrar o tamanho ideal, é preciso levar em conta o espaço de sua sala. o ideal é manter ao menos uma distância mínima de três metros entre TV e sofá. “Quanto maior for o aparelho de TV, maior deve ser esta distância. Ainda referente a espaços e distância, é importante não se esquecer da altura ideal em relação ao chão que um televisor deve ficar. A altura do chão ao centro da TV também é importante e costuma ser de 1,5 metro, independente da TV.

Não se fala de “cinema em casa” se você não possui um sistema de som competente. Para isso, um home theater acaba sendo a melhor pedida. Aqui, como em relação à escolha da televisão, é preciso levar em conta a área da qual você dispõe para instalar o equipamento. Espaços pequenos pedem aparelhos com potência reduzida a fim de não deixar as emissões sonoras desconfortáveis. Assim como o tamanho da TV deve seguir uma relação entre a distância do sofá ou da cama, a escolha do sistema de Home Theater deve levar em consideração a área do ambiente. Quanto maior for o ambiente, maior pode ser a potência e o número de caixas, e vice-versa.

A vantagem dos sistemas com suporte para conexão via Bluetooth está na praticidade na hora de conectar vários dispositivos a ele. Com isso, você pode reproduzir áudio de tablets, smartphones ou computadores sem a necessidade de plugar nada — tudo sem fio. Mas tenha em mente que é possível ter um aparelho no qual os equipamentos principais serão conectados via cabo e outros, secundários, podem ser ligados via conexão sem fio.

O passo seguinte é pensar de onde você vai curtir todo este universo de entretenimento com áudio, vídeo e conteúdo de qualidade. Na hora de definir um assento para a sua sala de cinema, pense sempre em deixar o lugar confortável. O principal a se levar em conta é que o conforto deve ser o ponto crucial para a escolha dos sofás, poltronas ou camas que fizerem parte da composição do ambiente. Na hora de definir o tipo de móvel para a sua sala de cinema, evitar tecidos desconfortáveis também é um fator importantíssimo o certo é optar por sofás despojados.

Sala de cinema e claridade excessiva não combinam em nada, então você precisa escolher uma cortina que deixe o ambiente aconchegante e escuro. Assim, usar tecidos sobrepostos e optar sempre por tecidos tipos black-out, de tramas bem fechadas e cores escuras, garantem que a única iluminação presente no seu cinema em casa será a da tela da TV.

Na hora de elaborar o projeto, o importante é planejar uma cortina que ocupe um espaço para além das bordas da janela, de preferência indo até o chão. Isso também contribui para manter o ambiente mais escuro e aumentar a imersão dos espectadores na sua sala de cinema particular.

Paineis acústicos são importantes e iluminação discreta por balisadores também. As poltronas e sofás devem oferecer conforto e diferentes posições para longas horas no local.

Apesar de essa pandemia ter provocado uma onda de incertezas e preocupações, motivando uma considerável mudança de planos a curto e médio prazo, é preciso lembrar que, por mais imprevisível que possa parecer, cedo ou tarde, tudo vai passar, e estaremos preparados para projetar um futuro melhor para todos nós. Mesmo assim o cinema e escritório em casa vieram para ficar.