User Review
( votes)(Mande suas perguntas e a foto do seu melhor amigo para o e-mail draceciliamiami@gmail.com)
Adriana, obrigada pela pergunta. Acredito vai ajudar algumas pessoas a decidirem se castram ou não seus pets.
Castração é a remoção dos dois testículos nos machos e do útero e dos dois ovários nas fêmeas, impossibilitando assim, esses animais a produzirem filhotes.
Como todas as cirurgias, temos que considerar as vantagens e desvantagens.
Vantagens:
• prevenção de filhotes indesejados e menor tendência a agressão relacionada aos níveis hormonais (não à falta de socialização, que é outra história).
• nos machos, diminuição do risco de problemas da próstata e alterações de alguns comportamentos, como redução ou mesmo eliminação a “acidentes” dentro de casa, como marcação de território e tentativa de escapar em busca de fêmeas no cio.
• nas fêmeas, melhor controle da higiene (o sangramento durante o cio pode ser muito desagradável), evitar infecção uterina (que pode levar à morte), diminuir a possibilidade de câncer de mama e evitar que ela tenha problemas relacionados com gravidez e pós-parto (como por exemplo a eclampsia).
Desvantagens:
• possibilidade de risco cirúrgico, pois a anestesia é geral.
• pequena possibilidade, em raças predispostas, do animalzinho castrado futuramente ter hipotireoidismo, displasia, rompimento do ligamento cruzado anterior e alguns tipos de câncer.
• na fêmea, maior tendência a incontinência e infecção urinária.
Mitos:
– Castrar não altera a personalidade do seu pet e não é substituição a socialização e treinamento.
– Os animais não se tornam preguiçosos após a castração.
– Obesidade não acontece em todos os casos -pode ser evitada com dieta apropriada e exercícios.
Dica: O seu animalzinho pode ser castrado em qualquer idade. Jovem, entre 6-12 meses, se estiver fisicamente amadurecido, ou mais tarde na vida. Mas para obter sucesso nas mudanças comportamentais lembre-se: quanto mais cedo, melhor.
Comente