Mila Burns entrevista Fafá de Belém
Entrevistas Programe-se

‘Globo Notícia Américas’ apresenta as regras da legislação brasileira no segundo turno das eleições presidenciais

Sending
User Review
0 (0 votes)

O segundo turno das eleições presidenciais no Brasil acontece neste domingo, dia 28, e os brasileiros que vivem no exterior também têm a chance de participar. Na edição do ‘Globo Notícia Américas’ deste sábado, dia 27, Mila Burns lembra que as regras da legislação brasileira no dia da votação se aplicam também para os brasileiros que votam no exterior. Entre os pontos abordados, a jornalista ressalta que o voto é secreto e, por isso, o eleitor não pode votar com celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou qualquer outro aparelho que possa colocar em risco o sigilo de sua escolha. O uso de camisetas do candidato é permitido, assim como broches e adesivos, mas propaganda ou boca de urna são proibidas. Mila destaca ainda que para a Justiça Eleitoral, o segundo turno é uma nova eleição, e aqueles que perderam o primeiro turno terão que justificar a ausência, mas podem votar normalmente neste domingo. 

Outro tema de destaque do programa é a questão imigratória, que voltou a ser assunto na imprensa internacional com a divulgação de imagens de grupos de imigrantes que saíram de seus países na América Central e seguem pelo México rumo à fronteira dos Estados Unidos. Donald Trump voltou a atacar esses imigrantes e além de acusar o governo mexicano de não conseguir conter as caravanas, anunciou que irá cortar ajuda financeira a El Salvador, Honduras e Guatemala. Da Cidade do México, a colaboradora Larissa Werneck, comenta a reação do governo mexicano, que até o dia da produção da reportagem já tinha recebido 1.128 solicitações de refúgio no país. Larissa mostra ainda que o Presidente eleito Andrés Manuel Lopes Obrador, que assume no dia 1o de dezembro, disse que México não deve se sentir pressionado pelos Estados Unidos a usar o exército para conter o avanço dessas caravanas. Obrador também anunciou que vai dar vistos de trabalho aos imigrantes centro-americanos que optarem por permanecer no México.

Sobre o mesmo assunto, direto de Nova York, o jornalista Felippe Coaglio mostra os resultados da pesquisa divulgada esta semana pelo Pew Research Center, que concluiu que seis em cada dez hispânicos que moram nos EUA estão insatisfeitos com a qualidade de vida no país, o pior índice desde a recessão de 2008.  Felippe ressalta que, segundo o relatório,  as políticas adotadas pelo governo de Trump são provavelmente um fator na opinião dessa camada da população,  uma das que mais crescem no país, somando 59  milhões de pessoas.

Fechando a edição, a festa de Halloween do Smithsonian’s National Zoo, em Washington, que espera receber 16 mil pessoas neste final de semana, é tema de reportagem da colaboradora Núria Saldanha. E nos estúdios da Globo em Nova York, Mila entrevista a cantora Fafá de Belém, durante sua recente passagem pela cidade.

O ‘Globo Notícia Américas’ vai ao ar aos sábados logo após ‘Espelho da Vida’.

Crédito: Globo/ Rogéria Vianna

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 24 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page