User Review
( votes)A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) continua enfrentando sérios obstáculos em sua missão humanitária na Faixa de Gaza, com 30% das missões de ajuda ao norte do território sendo negadas pelas autoridades israelenses desde o início de março, de acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
Essas restrições de acesso têm impactado diretamente a capacidade dos profissionais humanitários de alcançar as pessoas na região, deixando muitas delas com recursos limitados para sobreviver. A UNRWA, em particular, tem sido desproporcionalmente afetada, com Israel impedindo a prestação de assistência alimentar emergencial ao norte de Gaza.
Martin Griffiths, subsecretário-geral da ONU para os Assuntos Humanitários, enfatizou a importância central da UNRWA na operação humanitária em Gaza, destacando que qualquer tentativa de marginalizar a agência está fadada ao fracasso. Ele ressaltou que a UNRWA possui o alcance, experiência e confiança comunitária necessários para lidar com as complexas necessidades humanitárias na região.
Enquanto isso, a situação humanitária em Gaza continua precária, com relatos recentes de ataques aéreos israelenses atingindo um acampamento dentro do complexo hospitalar do Hospital Al-Aqsa, resultando em mortes e feridos. A OMS pediu a proteção dos pacientes, pessoal de saúde e missões humanitárias, enfatizando a necessidade urgente de um cessar-fogo e acesso total para evitar mais perdas de vidas.
Fonte: Adaptado de https://news.un.org/pt/story/2024/04/182983
Comente