Arquitetura e Interior Design - Myrna Porcaro. Foto: Daniel Mansur
Decor Myrna Porcaro

Férias em casa

Por Myrna Porcaro é Interior Designer na Flórida onde assina diversos projetos residenciais. Para conhecer mais seu trabalho, visite o site myrnaporcaro.com ou Instagram @myrnagondimporcaro
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

As férias chegaram e junto com elas uma vontade enorme de estar ao ar livre, junto ao sol, a natureza e celebrando a vida. Temos infinitas opções de locais paradisíacos mundo a fora para curtir nas férias. Mas já pensou que sua casa pode ser um deles?

Instalar um espaço de estar ao ar livre em casa é uma das maiores tendências da atualidade. Podemos utilizar esse espaço externo para múltiplas atividades como lazer com a família e amigos, mas também como espaço de contemplação, relaxamento, meditação, para se exercitar e trabalhar. Não importa o seu lifestyle, os recursos são infinitos para montar o espaço ideal.

Para um projeto bem sucedido o primeiro passo é o planejamento. Chame um Profissional da Arquitetura e do Design e compartilhe com ele as necessidades, anseios, hábitos de todos. Contemple com a ajuda do profissional de inúmeras possibilidades e os diversos ítens que poder compor seu espaço.

Vamos citar aqui alguns deles e você verá que podem ser vivenciados em todos os momentos do dia e da noite. Podem atrair você e seus entes queridos para uma vida com mais natureza, leveza, saúde e bem-estar.

Em média os americanos gastam cerca de 6 horas por dia assistindo telas, incluindo TV, computadores, smartphones, tablets. Com certeza você se assustou e provavelmente você e seus filhos passem até mais tempo no mundo virtual.

Precisamos retomar a naturalidade da vida e curtir mais o mundo real. É o melhor caminho para amenizar e curar problemas como o estresse e a ansiedade. Passar um tempo ao ar livre é uma ótima maneira de aumentar a quantidade de frescor e sol a que você está exposto, o que pode aumentar seus níveis de vitamina D. A vitamina D pode melhorar sua imunidade, reduzir a inflamação e aumentar a absorção de cálcio, levando a ossos mais fortes e saudáveis. Também é valioso prevenir sentimentos de depressão e aumentar emoções positivas.

Arquitetura e Interior Design – Myrna Porcaro. Foto: Daniel Mansur

Mais tempo ao ar livre está associado a um menor risco de miopia quando se trata de crianças. Acredita-se que isso esteja associado a níveis mais altos de Vitamina D e músculos mais fortes por passar o tempo brincando ao ar livre.

Visualizar objetivos em diversas distancias é uma das melhores formas de manter a saúde ocular, principalmente para quem usa telas diariamente. Estar perto da natureza e do ar fresco é uma das melhores maneiras de melhorar a saúde mental e reduzir níveis de estresse, e os espaços ao ar livre oferecem a oportunidade perfeita para passar mais tempo ao ar livre. Estudos mostram que passar tempo na natureza pode reduzir a pressão alta, a tensão muscular e a frequência cardíaca. Dar a si mesmo e aos seus uma área de estar ao ar livre também lhes da o presente de uma saúde melhor.

Um espaço cuidadosamente projetado, detalhado e equipado é um convite irrecusável para ser vivido e aproveitado. Incentiva a todos, principalmente as crianças a passar mais tempo junto à natureza.

Arquitetura e Interior Design – Myrna Porcaro. Foto: Daniel Mansur

As opções de design são praticamente infinitas, ao criar seu conceito, de espaço ao ar livre. Antes de definir um programa considere os aspectos práticos, localização, continuidade com a casa ou total independência. Lembre se de que uma área bem planejada valorizará seu imóvel.

Um belo jardim é essencial em qualquer propriedade, principalmente nas residenciais. Tanto que as plantas já estão invadindo os interiores das casas como falamos na edição passada, citando a Biofilia. Além de “encherem os olhos“, eles trazem inúmeros benefícios quando bem planejados.

Segundo a paisagista Carla Pimentel, os jardins tem o poder de nos aproximar da natureza, promovem interação social, são umidificadores naturais, possuem o potencial de serem relaxantes e revigorantes, purificam o ar e evitam alergias. Ajudam ainda no poder de concentração, atuam positivamente na saúde física e mental, diminuem a poluição e melhoram a quantidade do ar. E ainda garantem sombreamento, estabilizam o solo, reduzem a ação dos gases do efeito estufa, ajudam a reter agua das chuvas e fornecem novo habitat para plantas e animais domésticos.

Arquitetura e Interior Design – Myrna Porcaro. Foto: Daniel Mansur.

Esses jardins podem estar no terreno, ser montados em paredes e coberturas embelezando a arquitetura, diminuindo a incidência dos raios solares e amenizando o uso de energia para resfriar as casas.

Nos recantos de jardim, podemos criar gazebos, bancos, fontes, espelhos d’agua, fogos de chão para curtir uma noite fria, balanços estrategicamente colocados. Uma iluminação cênica cuidadosamente projetada, traz uma vibe de resort e torna os espaços seguros para o uso noturno, se tiver um amplo espaço invista num deck, espalhe sofás, poltronas, mesas de centro, tapetes apropriados, grandes sombrinhas para filtrar o sol e crie verdadeiras salas ao ar livre. As espreguiçadeiras são sempre bem vindas nesses ambientes e junto à piscinas.

A cozinha ao ar livre é uma das formas mais populares de usar um espaço ao ar livre para entretenimento e relaxamento. Cozinhas incríveis poder ser montadas ao ar livre ou sob pérgolas. Devem ser projetadas para serem funcionais, divertidas e um sonho absoluto para os que gostam de cozinhas e aqueles que amam degustar. Junto à elas sugerimos criar áreas de reunião e refeição práticas e confortáveis pois a permanência nesses ambientes deve ser longa. Essas cozinhas podem ser montadas com eletrodomésticos tão eficientes quanto os das cozinhas internas e ainda fornos de pizza, churrasqueiras, pias e bancadas amplas.

A mobília externa hoje rivaliza com o estilo e o conforto do mobiliário interno e devem atender as demandas do ambiente natural. O luxo está na facilidade de limpar e manter. Acessórios e luminárias invadiram o mundo outdoor, além dos tapetes que já citamos.

O mesmo nível de qualidade é aplicável para eletrônicos externos que devem resistir as intempéries mais rigorosas como tempestades. Estamos falando de Tvs de ultima geração, sound systems, caixas de som, telas retrateis anti-insetos, aquecedores e muitos outros. Tudo isso pode estar automatizado com eficiência, o que facilita ainda mais a vida e os lares.

Bares descolados podem ser criados próximos ou dentro das piscinas. Podem ser cobertos por pérgolas, vegetação e receberem incríveis eletrodomésticos de última geração como geladeiras e maquinas de gelo.

Falaremos de piscinas e desse universo numa próxima matéria. Ainda citamos como opções de espaços ao ar livre os espelhos d’agua, que podem conter cascatas e repuxos e trazem incrível beleza às propriedades, frescor e conexão com a natureza.

E, finalmente as duchas externas que tem efeito revigorante junto as piscinas ou em terraços privativos das suítes para um banho completo ao ar livre.

Ter um espaço externo como esses pode melhorar muito a qualidade de vida de qualquer família e os amigos irão agradecer com certeza.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 18 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page