Mandic é da raça fox paulistinnha e tem 10 anos
Pets

Felicidade canina

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por que cães estão sempre alegres?
(Pergunta e foto enviadas por Aleksandar Mandić, de São Paulo, ao e-mail draceciliamiami@gmail.com)

Podemos dizer que eles não estão preocupados com inflação, imposto de renda, se o trânsito vai ser complicado ou se o chefe está de mau humor esta semana. E isso deixa qualquer um feliz.
Mas falando sério, sua pergunta é ao mesmo tempo muito simples e quase impossível de responder. Existe um conceito errôneo de que os animais em geral são muito alegres como os cães, ou mal humorados como os gatos. Mas na realidade queremos que os nossos animaizinhos de estimação espelhem os nossos sentimentos, e isso é um pouco egocêntrico da nossa parte. Quantas vezes ouvimos dizer que o fulano tem um cachorro que se parece com ele, ou que beltrana tem uma gatinha tão chata quanto ela? Pode acreditar, existem cãezinhos muito tristes e gatinhas muito doces.
O processo de aprendizado é complexo. Tudo o que aprendem é impresso na memória dos nossos amiguinhos irreversivelmente, para o bem ou para o mal. Sim, cães e gatos têm memória, não vão esquecer “de tudo” amanhã.
Agora, a dúvida é: quem influencia no comportamento? O meio em que vivem ou a família que os educa? Hoje já sabemos que são ambos (como no nosso caso), mas ainda existem elementos não estabelecidos que ajudam a formar o ser final.
Os animaizinhos já chegam até nós com uma história emocional armazenada, seja marcada pelo relacionamento com outros humanos ou pela genética. Simplificando: o comportamento dos pets não tem nada a ver com o nível social que temos, a cor da nossa pele ou a religião que praticamos. Eles respondem aos estímulos que recebem de nós e do ambiente em que vivem com o objetivo principal de sobrevivência e adaptabilidade.
Eles aprendem a ler a nossa linguagem corporal e nós podemos fazer o mesmo com eles. Observe o seu animalzinho e aprenda a sua linguagem corporal também. Se prestar atenção, vai notar que eles não estão sempre alegres, mas sabem muito bem como nos alegrar.

Dica: Os animaizinhos de estimação nos fazem mais felizes. Quando os acariciamos, liberamos oxitocina e serotonina, substancias do bem estar. Não deixe de tomar uma dose do remedinho hoje, e não se esqueça de retribuir esse carinho.

*Por Dra. Cecília Magalhães – Foto: Foto: Domus Aurea (Casa Dourada)

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 21 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page