Balé Folclórico da Bahia
Música News

“Exuberante, incansável, virtuoso”

Sending
User Review
0 (0 votes)

Foi assim que o respeitado jornal “The New York Times” definiu o Balé Folclórico da Bahia. Formada por 32 bailarinos profissionais, a companhia de dança baiana é considerada o mais importante balé folclórico do Brasil.
Formado em 1988, por Walson Botelho e Ninho Reis, em Salvador, o balé alcançou grande sucesso internacional e um significativo currículo de atividades, prêmios e turnês nacionais e internacionais. A companhia já se apresentou em dezenas de cidades, de diversos países pelo mundo, como a performance na Bienal de Dança de Lyon, na França, em 1994 e 1996, no Festival de Sydney, em 1997, e no Spoleto Festival USA, em 2000.
No Brasil, o Balé Folclórico da Bahia conquistou por quatro vezes, o título de “Melhor Companhia de Dança” em 1990, 1993, 1996 e 2000, título dado pelo Ministério da Cultura, e já correu todo o país em turnês. Em tour pelos Estados Unidos neste ano, o balé vai se apresentar no Parker Playhouse, do Broward Center for the Performing Arts, no dia 1º de fevereiro, às 8PM. O espetáculo é o “Bahia of All Colors”, que retrata as autênticas dança folclórica e música brasileiras. A companhia vai apresentar danças tradicionais da Bahia e de origem africana, como a dança de origem, a puxada de rede, o maculelê, o samba de roda, a capoeira, a afixirê (que significa “dança da felicidade”, em Yorubá, linguagem do oeste africano) e o samba reggae. Os ingressos para o show do Balé Folclórico da Bahia podem ser comprados no site oficial do local, em parkerplayhouse.com.
Mais sobre o Balé Folclórico da Bahia
Com o objetivo de preservar e divulgar, no mais puro estado, as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé Folclórico da Bahia desenvolveu uma linguagem cênica que parte basicamente dos aspectos populares da cultura baiana, atingindo a contemporaneidade do mundo atual, sem, contudo, perder suas raízes, não se distanciando da realidade nacional. Funcionando em regime integral de seis horas de trabalho por dia, os 38 integrantes da companhia — entre dançarinos, músicos e cantores— recebem as mais variadas orientações em técnica de dança, música e teatro. Sob a direção artística de José Carlos Santos (o Zebrinha) desde 1993, a companhia atingiu um nível técnico que vem sendo alvo de atenção dos mais exigentes profissionais e críticos da dança.
Baseado em Salvador, o balé fez sua estreia durante o Festival de Dança de Joinville, mesmo antes do seu lançamento oficial, quando mais de 20 mil pessoas aplaudiram o espetáculo “Bahia de Todas as Cores”. O sucesso imediato propagou-se e trouxe convites para apresentações em outros festivais por todo o país e pelo mundo. Uma companhia de dança baiana que mostra com maestria a exuberante tradição cultural da Bahia e a vibração contagiante do Brasil. “Exuberante, incansável, virtuoso”, como disse o NYT.

Balé Folclórico da Bahia

Balé Folclórico da Bahia

 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page