Culinária

Experimente: bebidas alternativas para substituir o café no dia a dia

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Opções saborosas que garantem energia e saúde

Apesar de o café ser uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros e trazer diversos benefícios para o organismo, a alta ingestão da bebida pode ocasionar problemas em longo prazo. A cafeína, principal composto do café, pode gerar problemas de saúde, como ansiedade, confusão mental e até tremores musculares. Por isso, seu consumo deve ser de cerca de 500 mg por dia, o equivalente a 4 xícaras de café coado.

Para quem está acostumado a ingerir a bebida ao longo do dia, pode parecer difícil frear o consumo. Para isso, fazer substituições é a solução. É possível acostumar o organismo a ingerir outras bebidas quentes, saborosas e que também podem servir de estimulantes para enfrentar a rotina.

Substituição sem sair do tradicional

Para quem deseja sair do café, mas ainda se manter nas tradicionais bebidas quentes. Os chás são opções acessíveis e baratas. Com diversas possibilidades de sabores e combinações, a bebida é também uma potente fonte de energia para despertar ao acordar ou manter o ânimo durante o dia.

Uma xícara de chá verde ao acordar é o começo para substituir o café com mais tranquilidade. A bebida possui doses reduzidas de cafeína, o que é uma alternativa para que o corpo possa se acostumar gradativamente com a redução da sustância. Além disso, optar por chás de frutas ou hortelã durante o dia traz sabor, refrescância e evita o consumo de café. Para a hora de dormir, optar por ingredientes calmantes, como a infusão de camomila, é uma excelente opção para o combate à insônia.

Opções com chocolate quente

O café também é consumido como uma alternativa para aquecer nos dias frios, para evitar o consumo excessivo da bebida no inverno; substituir o cafezinho pelo chocolate quente é uma opção bastante saborosa. Para sair da rotina, é possível acrescentar ingredientes e deixar a bebida ainda mais potente, incluindo creme de leite, paçoca ou até mesmo marshmallow.

Para reduzir o consumo de açúcar, uma boa opção para a bebida é utilizar o chocolate amargo como base para o preparo. Dessa forma, ele pode ser consumido até mesmo por quem está de dieta. Vale lembrar que também é possível fazer opções veganas da bebida, substituindo o leite tradicional por leites vegetais e utilizando chocolates sem ingredientes de origem animal na composição.

Receita com matcha

Opções menos convencionais podem ser facilmente adaptadas para o dia a dia, porém é preciso entender que isso requer algum esforço, já que as receitas são mais complexas. O matcha é um ingrediente derivado do chá verde, comumente vendido em pó. O preparo mais comum da bebida é o matcha latte, no qual o pó é misturado com leite, açúcar e água, formando uma bebida bastante cremosa e saborosa.
Por fim, para ter sucesso nessa troca, é preciso entender o estilo de rotina e o ritmo que se deseja ter ao longo do dia. Dessa forma, é possível elaborar melhor o cardápio e escolher opções perfeitas que unam praticidade e economia. Para garantir melhor aproveitamento e redução de gastos, como economizar gás de cozinha, por exemplo, é possível fazer a utilização de garrafa térmica, de tal modo, que a bebida permaneça quente por mais tempo, evitando o uso excessivo do fogão.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page