This is a repeating event

Dia dos Pais no Brasil

13augAll DayDia dos Pais no Brasil(All Day: sunday)(GMT-04:00)

Event Details

Dia dos pais: origem da data no Brasil e nos Estados Unidos

No segundo domingo de agosto, é comemorado o Dia dos Pais no Brasil. Uma data importante para homenagear a figura paterna e que é símbolo de família e acolhimento. É normal ver os restaurantes e lojas cheios de pessoas que buscam, de alguma forma, dar amor àqueles que são responsáveis pela criação e formação de um indivíduo, independente de como é o núcleo familiar. Mas você sabe a origem dessa data? 

A comemoração do Dia dos Pais é diferente em vários países, nos Estados Unidos a data é comemorada no terceiro domingo de junho. Isso porque, em 1909, Sonora Louise Smart Dodd escutou um sermão em homenagem ao Dia das Mães e teve a ideia de prestar uma mesma honraria ao seu pai, William Jackson Smart, um agricultor e veterano de guerra que criou seus seis filhos sozinho, após o falecimento de sua esposa. Ela enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, em 1910, fazendo a solicitação e no dia 19 de junho, aniversário de Willian, foi comemorado o primeiro Father’s Day. Em 1966 houve a proclamação oficial de que o terceiro domingo de junho correspondia à data comemorativa e, em 1972, o então presidente Richard Nixon oficializou como feriado nacional.

Já no Brasil, a data é menos romântica mas não menos importante ou simbólica. A ideia foi do publicitário Sylvio Bhering, em 1953, e tinha o objetivo de estimular as compras no segundo semestre do ano, já que havia o Dia das Mães no primeiro. Inicialmente ele marcou em seu calendário o dia 16 de agosto, por coincidir com o Dia de São Joaquim, avô de Jesus Cristo. A data se espalhou pelo Brasil e foi decidido comemorar oficialmente o segundo domingo de agosto, assim como o Dia das Mães, que é celebrado no segundo domingo de maio. 

A data, além de movimentar o comércio, é uma oportunidade que une as famílias e traz lembranças e homenagens. A forma como as  datas surgiram foi diferente entre Estados Unidos e Brasil, mas o objetivo é sempre o mesmo: lembrar e homenagear aqueles que fazem o papel da figura paterna, seja ele o pai, o tio, avô, mãe, tias, amigos… o importante é celebrar! 

Foto: Caleb Jones@gcalebjones – Unsplash

more

Time

All Day (Sunday)(GMT-04:00)

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page