Seleção de 1982, a equipe que encantou o mundo
Esporte

Encantaram o mundo, mas não ficaram com o título

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Uma das coisas mais fantásticas no futebol é a sua imprevisibilidade constante. Ao contrário de vários outros esportes, nos quais o favorito quase sempre ganha, no universo da bola mesmo um grande esquadrão pode ser derrotado. E quando o assunto é Copa, há algumas seleções que encantaram o mundo, mas que acabaram ficando sem o título.

Na Copa de 1954, a seleção húngara maravilhou o planeta com um futebol extremamente técnico e ofensivo. Craques como Zoltán Czibor, Sándor Kocsis e, principalmente, Ferenc Puskás, entraram para a história e fizeram com que fossem apelidados de “Os Mágicos Magiares”. Durante a Copa, impuseram 8×3 na Alemanha, 9×0 na Coreia do Sul, 4×2 no Brasil e 4×2 no Uruguai. Mas, por uma trapaça do destino, na final contra a mesma Alemanha, a quem já havia derrotado, a Hungria sentiu o campo enlameado pela chuva e acabou perdendo a final por 3×2.

Em 1974, foi a vez da Holanda brilhar em uma Copa. Com um sistema tático inovador, apelidado de “Carrossel Holandês”, e aliado a craques sensacionais como Cruyff, Rep, Rensenbrink e Neeskens, a equipe proporcionou grandes espetáculos. Destaque para as partidas em que venceu o Uruguai por 2×0, Bulgária por 4×0, Argentina por 4×0 e Brasil por 2×0. Porém, na final, mesmo abrindo o marcador logo no 1º minuto, acabaram sendo derrotados por 2×1 pela Alemanha.

Em 1982, foi o Brasil do técnico Telê Santana que encantou. Com uma verdadeira constelação, com craques como Zico, Sócrates, Cerezo, Falcão, Éder e Oscar, nossa seleção brilhou ganhando de 2×1 da URSS, 4×1 da Escócia, 4×0 da Nova Zelândia e 3×1 da Argentina. Porém, na 5ª partida, mesmo jogando pelo empate, os brasileiros acabaram sendo derrotados pela pragmática Itália por 3×2, fazendo com que os fãs do futebol chorassem.

Muitos afirmam que só os vencedores têm lugar na História, mas isso é uma grande bobagem. Tanto que mesmo após várias décadas, seleções como as citadas neste texto seguem sendo lembradas. Já outras que foram campeãs foram praticamente esquecidas.
Foto CBF

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 25 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page