Miguel Perroti, Yara Perroti, Hosana Senna Ganem e Embaixador Adalnio Senna Ganem durante apresentação do projeto Side by Side no Hotel Faena
News

Empresário brasileiro promove inclusão social através da música

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O empresário brasileiro Miguel Perrotti é destaque no mundo dos negócios por ser um investidor ativo e de sucesso no Brasil e no exterior. Foi fundador e CEO da Perrotti Informática, fundador e diretor da Invest Tech e fundador da Perrotti Partner, além de membro de conselho de diversas empresas no Brasil. Mas o perfil do executivo de sucesso de Perrotti sai de cena e dá lugar ao do empresário que acredita no poder transformador da filantropia nas empresas ou o conceito de “venture philanthropy” que, segundo Perrotti, é a aplicação dos princípios do “venture capitalism” para fins filantrópicos.
Mais especificamente, para prover a instituições sociais não apenas recursos financeiros, mas também técnicos e gerenciais. É justamente isto que a Perrotti Partner busca em suas iniciativas.
“Queremos ir além de doações pontuais de recursos. Queremos desenvolver as entidades e os talentos artísticos e profissionais existentes nelas. E, para que isto aconteça, o processo de investimento social se assemelha bastante ao processo de investimento financeiro”, afirma o empresário. Aposentado aos 37 anos, Perrotti usou sua experiência e seus conhecimentos e recursos para fundar no ano 2000, junto à esposa Yara Perrotti, o Instituto Beethoven, uma entidade não governamental que atua por meio de parcerias com diversas entidades do terceiro setor e promove a inclusão social e cultural de jovens carentes no Brasil.
“Descobri que queria realizar a filantropia quando vendi a Perrotti Informática para o Bank of America, em 1999. Aos 37 anos estava aposentado e, como, naquela época, achava que não podíamos ter filhos, decidi iniciar esses trabalhos voluntários para crianças”, afirma o empresário. Mas a vida deu a Perrotti mais uma lição: a de que nada é impossível. Após seis anos acompanhando a esposa em tratamentos para engravidar, eles conseguiram, e hoje, Victor, que está com 5 anos, representa a realização completa na vida do casal. “Com a chegada do nosso Victor, hoje me sinto um homem completo”, afirmou.
Entre os diversos projetos que são realizados no instituto, se destaca a divisão de Musicalização Infantil, onde crianças aprendem flauta, coral e violão, além do fornecimento de bolsa de estudos para jovens talentos, visando a formação e profissionalização de jovens no Curso Técnico Profissional em Música Erudita e Popular. Um trabalho que tem como objetivo maior ajudar a crianças e adolescentes com baixa renda através de arte, autoestima, cidadania e inclusão social.
Entre muitos projetos, um deles será realizado em Miami em abril. Trata-se do Side by Side Concert, projeto feito em parceria com a fundação New World Symphony (escola de música em Miami). É um projeto educacional para músicos adolescentes brasileiros, convidados a se apresentar ao lado de instrumentistas e alunos da NWS. Os estudantes brasileiros estarão em Miami entre os dias 17 e 23 e abril e vão participar de aulas particulares, workshops, ensaios com músicos do NWS e, claro, do grande concerto no sábado (22/4), coincidentemente a data que se comemora o dia do Descobrimento do Brasil.
Para Perrotti, o Side by Side é um exemplo dos projetos em que o Instituto Beethoven busca recursos para ajudar a quem precisa. “Escolhemos sempre entidades que necessitam de apoio na busca de recursos com projetos sustentáveis”, diz.
Outro projeto cultural do empresário é um concerto do tenor brasileiro, aclamado internacionalmente, Martin Muehle, que vem pela primeira vez à Flórida. “Un Ballo in Mashera” será realizado nos dias 29 de abril, 2 e 6 de maio, no Adrienne Arsth Center (em Miami) e no dia 11 de maio, no Broward Center for the Performing Arts (em Fort Lauderdale).
A ideia de internacionalizar os projetos sociais do Instituto Beethoven surgiu no ano de 2015, com o oferecimento de uma bolsa de estudos para que a bailarina brasileira Trislane Cristine, de 16 anos, estudasse por um ano no Miami City Ballet. De acordo com Perrotti, a proposta é sempre contribuir com a cultura brasileira, desenvolvendo talentos brasileiros nos Estados Unidos e trazendo pelo menos um desses talentos para estudar música, dança, arte em Miami.
Todos esses projetos e muitos outros que estão sendo realizados no Brasil transformaram a vida do empresário, como ele mesmo gosta de citar, através de um discurso do presidente americano Abraham Lincoln.
“Nossa geração tem que ser de agricultores. Cuidar da terra para que nossos filhos sejam engenheiros, e nossos netos, poetas”. Perrotti acredita que sempre foi o “engenheiro” e achou que o seria por toda a vida. “Ter o privilégio de poder, aos 50 anos de idade, mudar o rumo da minha vida e ajudar a desenvolver talentos pelo mundo… de alguma forma me sinto um pouco o poeta”.
E o “poeta Perrotti” não pensa em aposentar a caneta e o papel tão cedo. O seu próximo projeto partiu de uma sugestão do Embaixador do Brasil em Miami, Aldanio Ganem: o de promover em setembro um mês totalmente dedicado ao Brasil, em celebração ao mês da Independência, iniciando eventos já neste começo de ano. E quando perguntado qual o seu próximo sonho, dentre tantas realizações e uma carreira de sucesso, Perrotti afirma: “Meu sonho é fazer com que a nossa ação seja perene, independente de nós”. Que assim seja.
Mais informações em perrotti.com.br
Por Connie Rocha – Foto: Bill Paparazzi

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 14 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page