Jader Almeida
Decor

Elegância e funcionalidade nas peças de Jader Almeida

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O trabalho do designer catarinense Jader Almeida é reconhecido internacionalmente pelos traços perfeitos, que exaltam a elegância e a funcionalidade de suas peças. Além do Brasil, as coleções de móveis de Almeida estão expostas nas lojas Artefacto, em Miami e Nova York, além de em outras redes de lojas de decoração em outros países. Conheça um pouco do trabalho do designer nesta entrevista para a Acontece Magazine.
Você tem um estilo próprio muito bem definido e singular. Como você descreveria seu estilo de design?
Gosto da ideia do silêncio. Ou seja: isso significa para mim que um produto ou projeto deve cumprir sua função de maneira silenciosa, viajando pelo tempo e permanecendo elegante. Para atingir esse objetivo, muitos elementos são ponderados, desde o equilíbrio entre os materiais até as linhas conceituais.

Você já recebeu muitos prêmios por suas peças. Você acredita que a identidade brasileira de seu design está ligada a esse sucesso?
Essa é uma pergunta bastante abrangente. Eu acredito que há identidade brasileira em meus produtos e isso é percebido, principalmente fora do Brasil. Também vale ressaltar que toda a produção, desde os croquis até a finalização, está no Brasil. Logo, de alguma maneira esse contexto define a identidade. No entanto, nunca uso clichês ou valores caricatos em meus projetos.

Onde você busca inspiração na hora de criar?
Costumo dizer que a inspiração está em tudo. Parece meio vago, mas é exatamente isso. A vida, comportamento, sociedades são infinitas fontes de inspiração. No entanto, é claro também que áreas onde há um pensamento criativo muitas vezes influenciam em algum grau. São exemplos artes, literatura, cinema etc.

O que é fundamental na carreira de um designer?
Acredito que a busca pelo conhecimento nas mais diversas áreas. Poderia exemplificar: economia, política, materiais, logística etc. No mínimo ter alguma noção desses fatores, que influenciam o processo da prática do design.

Qual a sua opinião sobre a nova geração de designers brasileiros?
Percebo uma fase de crescimento onde em tudo há um designer. Isso é bom por um ponto de vista, mas, se não houver real consistência, isso pode prejudicar a percepção e o entendimento do consumidor acerca do design brasileiro.

Você começou a trabalhar com design industrial desde muito jovem. Qual foi seu maior incentivo para fazer carreira nesta área?
Além dos fatores que me condicionaram a estar dentro do processo, como ter a oportunidade de conhecer pessoas e haver indústrias onde pude colocar em prática meus anseios e conhecimentos adquiridos, a avidez e a curiosidade sempre estiveram presentes.

O que você acha do estilo de design em Miami?
Miami tem um estilo de design plural, é uma cidade que recebe inúmeras culturas — e isso é incrível

Você faz trabalhos para clientes brasileiros que vivem em Miami?
Indiretamente sim, através da distribuição dos meus produtos. Logo, de alguma maneira, estou, também, com os brasileiros.

Onde os brasileiros que vivem no exterior podem adquirir peças suas?
Na América do Norte, o distribuidor é a Artefacto. Em Londres e Paris, é a The Conran Shop. Mas também há dealers em Bélgica, Portugal, Espanha, Beirute, Benelux, Taiwan e Austrália, entre vários outros.

Mais informações sobre o designer em sollos.ind.br

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 3 out.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page