User Review
( votes)Edimar Thobias da Silva, mais conhecido como Thobias da Vai-Vai, é uma das maiores autoridades do samba brasileiro. Cantor, compositor, radialista e ator, Thobias está no mundo do samba há quase 40 anos. Neste mês, ele participará do carnaval no Brazilian Fest em Pompano Beach, no dia 22 de outubro, domingo, ao lado de sua esposa, a cantora Elizethe Rosa, e da filha Claudia, musa e bailarina da escola de samba paulistana. Com voz imponente, Silva já foi intérprete do Carnaval pela Vai-Vai e hoje atua como Presidente de Honra da agremiação. Líder nato e talentoso, ele dá um show de competência dentro e fora dos palcos.
Como foi o seu ingresso no samba?
Comecei em 1981, na Ala de Compositores, pelas mãos de Geraldo Filme e Osvaldinho da Cuíca, dois dos compositores de maior peso do samba paulista.
Quem foram as suas influências?
Sempre admirei e me inspirei em Roberto Ribeiro, Jamelão e Orlando Silva e ainda tenho orgulho de sido discípulo de Osvaldo Sargentelli, com quem trabalhei por vários anos.
Quantos discos você gravou ao longo da sua carreira?
Tenho oito CDs e um DVD. Eu gosto de cantar. Em agosto, nós temos a procissão de Nossa Senhora da Achiropita em São Paulo e tem um ritual ali, do tapete, que as crianças fazem com serragem. Aquilo ali fica intacto até a chegada da Santa no tapete. E ali se canta “Ave Maria”. Há mais de 15 anos que quem canta isso sou eu.
Você está trazendo a Miami o show com a sua família. Como é ter uma família inteira no samba?
Família que samba unida sempre permanece unida.
Você já fez show em vários países, não?
Já viajei para vários países de culturas bem diferentes, como China, Coreia do Sul, Rússia e Nigéria. E fizemos shows também em Aruba, Curaçao, Argentina, África do Sul… Em todos estes lugares as pessoas se surpreendem com a qualidade do que levamos.
Como é o preparo de uma escola de samba para o desfile? Como vocês, músicos e dançarinos, se preparam física e emocionalmente?
A preparação física para um desfile é imprescindível e inclui equilíbrio e descanso. Os ensaios são exaustivos, mas servem para dar essa disciplina ao nosso material humano que tem de sobra o talento de cada um.
O que o Carnaval representa para você?
Carnaval para mim sempre foi sinônimo de trabalho e dedicação. Isso é imprescindível em qualquer segmento da vida.
Comente