Eventos

Edição 2023 do International Samba Congress acontecerá em LA

Sending
User Review
0 (0 votes)

Evento que reúne os principais nomes do samba e dos ritmos brasileiros acontecerá de 14 a 16 julho e já recebe inscrições. Milton Cunha é presença confirmada. 

Um dos principais eventos de promoção cultural do samba e ritmos brasileiros está de volta com força total e, para reacender a chama e colocar o corpo em movimento, o International Samba Congress escolheu retomar a edição presencial onde tudo começou, a cidade de Los Angeles, Estados Unidos.  

Idealizado e realizado pela Samba ‘N’ Motion, organização sem fins lucrativos comandada pela psicóloga brasileira Ana Laidley, o encontro reúne, desde 2017, os principais nomes do samba e demais ritmos que caracterizam a cultura brasileira, em uma verdadeira imersão com workshops de dança, palestras, turismo e intervenções culturais com a participação de profissionais que querem compartilhar conhecimento e de alunos movidos pela paixão em movimentar o corpo envolvidos pelos ritmos brasileiros .  

“Começamos essa deliciosa aventura em 2017 aqui em Los Angeles, mas com a proposta de promover este encontro anualmente em diferentes lugares, já que nossos alunos viajam desde muito longe para ter aulas com professores brasileiros. Moro nos Estados Unidos há mais de vinte anos e não há nada que me deixe mais motivada do que divulgar a cultura do meu país aonde quer que eu vá. Temos um legado maravilhoso e que precisa ser preservado e difundido”, diz Ana que utiliza a dança como terapia alternativa no tratamento de doenças como a depressão e síndrome do pânico, por exemplo.  

Herdeira do talentoso músico brasileiro Carlinhos do Pandeiro e de Ana Gomes, sambista que integrou o reverenciado grupo de “mulatas do Sargentelli”, Aninha Malandro, como é conhecida no universo do samba, cresceu respirando o gênero que hoje é referência cultural quando se fala no Brasil. Criadora e diretora artística dos grupos Samba N’ Motion e Malandro N’ Motion, foi nomeada em 2021, Embaixadora do Samba da Estação Primeira de Mangueira e da Associação dos Passistas Brasileiros Cyro do Agogô, títulos que recebeu com honra e responsabilidade na proposta de ampliar ainda mais seu papel de levar cada vez mais longe o legado deixado por aqueles que foram os precursores deste ritmo. A empreendedora cultural explica a opção por realizar o ISC deste ano nos Estados Unidos.  

“Tivemos que nos readaptar a uma nova realidade e, ainda assim, não deixamos de realizar o Congresso. Durante a pandemia, vimos o quanto era importante não desistir e realizamos o ISC de forma virtual, o que foi um verdadeiro desafio e um grande aprendizado para nós que entendemos que, naquele momento e em todos os posteriores, a conexão entre o corpo, alma e mente era extremamente necessária. O pós-pandemia também foi desafiador por conta da crise econômica que ainda assola o mundo e aí entra a nossa expertise por conta das aulas que já praticamos na plataforma do ISC através do subscription (aulas online que acontecem aos sábados), realizando o congresso de forma híbrida. Agora é a hora de voltar e reunir todo mundo onde o projeto nasceu”, comenta a empreendedora cultural. 

Confirmado para acontecer de 14 a 16 dejulho no Mid-City Arts Center, cidade de Los Angeles, California, o International Samba Congress reunirá nomes como Fábio Batista, Marcelo Chocolate, e Mayombe Massai, além da presença sempre singular de Milton Cunha. Ao todo, 40 profissionais brasileiros estarão no evento ministrando workshops de diferentes modalidades que compõem os mais varidos ritmos brasileiros.   

As inscrições para o International Samba Congress 2023 já estão abertas no site oficial do evento. 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 25 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page