O vírus da Zika é transmitido também através de sexo e o uso de camisinha é indicado na prevenção
Vida e Saúde

É tempo de levar a sério a prevenção da zika

Sending
User Review
0 (0 votes)

No mês de julho, casos confirmados de transmissão local de zika por mosquito foram identificados em Miami, portanto neste período chuvoso da Flórida, medidas de prevenção devem tornar-se prioridade.
O vírus da zika é transmitido principalmente através da picada do mosquito Aedes Aegypti infectado (mesmo vetor de dengue e chikungunya), mas também através de sexo e, provavelmente, por transfusão de sangue. Esse tipo de mosquito geralmente pica durante o dia e se reproduz em água parada.
O período de incubação entre a picada do mosquito e o início dos sintomas é tipicamente de 2 a 14 dias. Os sintomas são geralmente leves e resolvem-se dentro de 2 a 7 dias, mas acontecem em apenas 20 a 25% dos indivíduos. Uma vez infectada, a pessoa provavelmente cria imunidade. Não há atualmente nenhuma vacina ou remédio especifico.
As manifestações clínicas incluem febre baixa, erupções de pele com coceira, dores nas articulações e conjuntivite. São geralmente leves ou inexistentes, embora o vírus da zika também tenha sido associado a condições neurológicas raras, como a síndrome de Guillain-Barré. Porém, a principal complicação da infecção da zika é que, na gravidez, ela pode causar sequelas neurológicas fetais graves, como a microcefalia, e também matar o feto.
Mulheres grávidas e seu parceiro sexual devem ser o foco da prevenção e cuidados médicos, acompanhando as áreas de risco, tomando precauções para picadas de mosquitos, incluindo o uso de repelentes e vestuário apropriado. Se o risco de exposição for grande, o uso de camisinha e testes adicionais podem ser indicados.
Se a mulher estiver planejando engravidar e estiver morando ou trabalhando em áreas de risco, adiar a gravidez deve ser considerado.
Repelentes que contenham 25% de DEET e 25 a 20% de picaridin provaram ser mais eficazes. Produtos que contenham mais de 30% DEET não são melhores e podem causar reações adversas, enquanto os que contém menos de 7% DEET ou 20% picaridin são muito menos eficazes. Os produtos que contém óleo de lemongrass, citronela e óleo de alecrim ou outros ingredientes naturais não funcionaram contra zika, de acordo com estudos.

You cannot copy content of this page
X
X