User Review
( votes)Esse é um conflito que muitas pessoas passam, principalmente as mulheres, que acabam optando por escolher uma das opções, simplesmente por medo de não conseguir dar conta de tudo. Eu conversei com Elisa Simões, CEO da empresa Wiser Educação, casada e mãe de dois filhos. Com uma carreira brilhante, sem abrir mão de sua família, a executiva compartilha os seus aprendizados mostrando como é possível conciliar as duas coisas.
Em janeiro de 1996, seu marido (na época noivo) a convidou para fazer um teste da Wise UP, ela foi e se apaixonou pelo trabalho, iniciou como trainee, e desde então tem um caso de amor com a empresa. No mesmo ano ela se casou. Segundo ela “Sempre acreditei que é possível ser uma pessoa bem sucedida na carreira, sem precisar abrir mão da família.” Existe um paradigma na sociedade que para ser bem sucedida tem que abrir mão da família, ou vice-versa. Não tenho nada contra as mulheres que fazem isso, desde que seja uma escolha e não por achar que não têm opção. Porque existe opção e estamos aqui para provar que é possível, mas você precisa acreditar nisso!
Quando ela teve seu primeiro filho não estava trabalhando, então conseguiu se dedicar a ele. Já quando seu segundo filho nasceu, depois de 20 dias a gerente administrativa pediu demissão da escola e teve que assumir o cargo com os dois filhos pequenos. Foram muitas renúncias de horas de sono e momentos de choro, mas o que a deu força para ela continuar foi a parceria com seu marido e o entendimento que estavam lutando pela mesma causa, onde sabiam que tudo aquilo iria ter um resultado, um fruto que toda família iria colher.
Segredos para o marido e mulher trabalharem juntos
Respeito: Respeitar os papéis, inclusive se um for chefe do outro. Quando respeitamos os papéis, conseguimos ter maturidade em lidar com as situações sem levar para o lado pessoal.
Transparência: Falar a sua verdade e ouvir a verdade do outro.
Descrição: Não compartilhar informações que não dizem respeito ao outro.
Obstáculos em relação a mulher no mundo corporativo
Um dos obstáculos é o paradigma que muitas mulheres têm de que se forem crescer na empresa, terão que pagar um preço alto na família, por falta de informação e falta de estratégia algumas mulheres preferem nem tentar.
Outro obstáculo é a mentalidade de alguns chefes que acham um risco ter um investimento alto com colaboradoras que poderão engravidar e sair da empresa.
Temos que considerar que historicamente a mulher está no mercado a menos tempo que o homem, e ainda temos poucas referências de mulheres que conseguiram. Por isso é muito importante que nós mulheres, que estamos no mercado, sermos referências para inspirar outras mulheres também a investirem na sua carreira de sucesso.
Comente