Dr. Decio Carvalho é referência em qualidade e profissionalismo na cirurgia plástica
Geral

Dr. Décio Carvalho: “Devemos ser gentis com nosso corpo e nossa alma.”

Sending
User Review
0 (0 votes)

O médico paulista Décio Carvalho é formado pela Universidade Estadual de Londrina e especializado em cirurgia plástica. Após um período de residência na Santa Casa de São Paulo, decidiu se mudar com a esposa, também médica, para os Estados Unidos. Aqui desde 2005, o casal fez todas os testes, validações de diploma e residência para atuar como médicos na Flórida. A escolha por seguir na medicina nos Estados Unidos veio juntamente com o desejo de se mudar com a família para viver em outro país e naturalmente ele continuou com o seu caminho na cirurgia plástica. Hoje, Dr. Décio atende a muitos brasileiros na sua clínica New Image Cosmetic Surgery Center. São clientes que buscam a qualidade, o profissionalismo e a empatia característicos dos médicos brasileiros. A Acontece Magazine entrevistou Dr. Décio. Confira abaixo.
Dr. Décio, quais os tipos de cirurgia mais requisitados pelos brasileiros na sua clínica?
Lipoaspiração com BBL (Brazilian butt lift), aumento de mamas e abdominoplastia (tummy tuck).

Hoje em dia, é mais seguro fazer uma cirurgia plástica?
Cirurgia é sempre cirurgia. É por isso que os riscos e a condição clínica do paciente têm de ser sempre bem avaliados. Uma cirurgia é segura se o paciente está saudável e se a equipe está preparada para qualquer eventual problema.

Muitos brasileiros preferem um cirurgião plástico também brasileiro. O que você acredita ser o diferencial do profissional brasileiro nessa área?
Nós, brasileiros, somos mundialmente conhecidos por nossa cirurgia plástica. Eu me orgulho muito de ter tido a oportunidade de ver os dois lados, o brasileiro e o americano. Os brasileiros preferem os médicos brasileiros, sim, mas eu acredito que a empatia e a facilidade na comunicação são outras duas características dos médicos brasileiros que acabam sendo um diferencial.

Existe uma forma de mudar o formato do nariz, por exemplo, com o mínimo de corte?
Você pode encontrar livros inteiros dedicados a este tema. É possível fazer uma rinoplastia com cicatrizes internas no nariz, sim. Mas, como tudo na medicina, cada caso é um caso, e a avaliação é individual, levando-se em conta a anatomia do paciente e a expectativa.

Como é a sua equipe em Sunrise? Você trabalha com outros médicos brasileiros?
Não. Cirurgião plástico brasileiro somente eu. Temos um anestesista americano, Dr. Philip Jacobson, uma enfermeira, Maria Jacobson, e os técnicos de centro cirúrgico.

Como é feito o procedimento do famoso Brazilian Butt Lift?
É uma lipoaspiração onde a gordura que seria desprezada é preparada e reinjetada nas nádegas. É um procedimento tecnicamente muito simples, mas que necessita de cuidados especiais. Drenagem linfática é extremamente importante no pós-operatório e, também, evitar sentar sobre a área que recebeu o enxerto de gordura.

Na sua opinião de cirurgião plástico, o que é normal e o que é exagero atualmente na busca pela perfeição?
Eu não gosto muito da palavra normal, pois fica implícito que o contrário disso seria anormal. A avaliação da queixa do paciente é muito importante. Se há consistência entre a queixa e o exame físico, a cirurgia ou procedimento é indicado. Quando não acredito que a cirurgia irá beneficiar o paciente, eu solicito uma segunda opinião de um colega cirurgião plástico. Há muita cobrança para que fiquemos lindos e em forma por toda eternidade, o que não acontece. O tempo é implacável, e a gravidade não ajuda. Devemos envelhecer com dignidade e entender que envelhecer faz parte da vida. Devemos ser gentis com nosso corpo e nossa alma.

É cada vez maior o número de adolescentes querendo mudar o corpo. Qual a idade mínima para fazer a primeira cirurgia plástica?
Isto depende muito. Orelha de abano, geralmente, se faz em crianças em idade pré-escolar. Ginecomastia (mamas em meninos) pelo fato de causar um problema de socialização (tirar camisa para jogar futebol, por exemplo), se faz na adolescência. Agora se for em relação à pura cirurgia estética, eu espero a maioridade civil do paciente.

Você poderia nos explicar resumidamente o “passo a passo” desde a primeira consulta até o dia da cirurgia? Como é esse processo?
O paciente passa por uma consulta comigo e com a minha enfermeira, onde uma história detalhada sobre a condição médica dele é obtida. Discutimos a cirurgia e as expectativas do paciente. Se houver necessidade de liberação cirúrgica pelo médico primário do paciente, nós encaminhamos os exames de sangue, raio-X de tórax, eletrocardiograma e todos os testes necessários para o PCP. Quando recebemos a liberação para cirurgia, o paciente marca a data do procedimento. No dia anterior à cirurgia, o anestesiologista faz uma entrevista com o paciente, que já tem todas as orientações sobre como proceder no dia da cirurgia (hora de chegada, faixas e curativos que vai usar, dieta, remédios etc). É importante também discutir expectativa de resultados e ter certeza do desejo de uma cirurgia. Muitos veem cirurgia plástica como uma cirurgia menos arriscada ou mais simples que uma cirurgia intra-abdominal, por exemplo, e isso não é verdade. Cirurgia deve ser levada a sério, e o preparo para ela deve ser feito e seguido com muita seriedade.
Por Connie Rocha

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 16 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page