User Review
( votes)Claudia di Paolo é uma artista argentina que escolheu o Brasil como país do coração e Miami como lugar para viver. Ainda criança, sua professora já dizia que ela recortava melhor do que todos os colegas de classe. E naquela época já apreciava o conceito de reaproveitar as coisas, que hoje chamamos de “reciclagem”.
Vivendo em São Paulo, em 2005, Claudia começou sua carreira artística em um curso de pintura. O primeiro quadro que criou foi uma colagem de lábios femininos, e desde essa obra ela nunca mais parou de criar.
Formada em Engenharia de Sistemas, a artista gosta de fazer um paralelo das artes com a matemática, já que ambas produzem uma abstração que eleva a um mundo irreal, mais puro e mais espiritual.
A inspiração da artista vem dos mosaicos italianos, feitos em pedacinhos de mármore, e do catalão Gaudí, que utilizava pedaços irregulares de cerâmica (um dos primeiros recicladores da história).
Nos quadros de Claudia di Paolo, tudo se transforma: revistas velhas, móveis, tecidos. Qualquer coisa que poderia ir para o lixo ganha uma nova vida pelas mãos da artista.
No seu trabalho de Collages (pedacinhos de papéis que compõem a imagem que quer destacar), ela usa o conceito artístico de “Dois Pontos de Vista”. Ao observar a obra de longe, o primeiro ponto de vista, é a imagem composta. O segundo ponto de vista é quando se observa a obra bem de perto, e nota-se que cada pedaço de papel tem um significado, uma cor, um elemento feminino, uma palavra, uma imagem e joias (estas últimas são a marca registrada das obras da artista).
Os quadros de Claudia di Paolo destacam a feminilidade, a beleza da mulher, o mistério escondido em cada pedacinho de papel e as cores de cada quadro. Elementos sempre presentes em seu trabalho.
Com uma sólida bagagem artística, Claudia mudou-se para Miami com o marido Javier, com o visto de Artista de Talentos Extraordinários, que lhe proporcionou a residência no país. Mesmo sem conhecer ninguém em Miami, a artista tomou coragem para fazer sua primeira exposição solo, com todos os quadros que havia trazido do Brazil. Em pouco tempo nos Estados Unidos, a artista já realizou mais de 30 exposições em Miami e ganhou grande reconhecimento nacional.
No momento, Claudia está trabalhando em seu projeto com bandeiras. A partir de um trabalho encomendado (uma bandeira da Jamaica), e o fato de estar em uma cidade tão cosmopolita, com a influência de tantas culturas e países, a artista se inspirou em um novo trabalho.
“Estou realizando obras de Collage com as bandeiras de diferentes países. Este trabalho empresta uma magia diferente a algo tão conhecido, que são as bandeiras. É um trabalho muito gratificante, porque além de gostarem do trabalho em si, as pessoas se emocionam quando reconhecem a bandeira do seu país, representado na tela. Apesar de serem imagens mais sérias e que requerem respeito, não posso deixar de usar a minha marca registrada, colocando joias, a serem descobertas na obra. São bandeiras de quase 200 países”, conta a artista.
Comente