Mila Burns entrevista o cineasta Gustavo Steinberg
Entrevistas Programe-se

Diretor do longa “Tito e os pássaros”, Gustavo Steinberg é o entrevistado do ‘Globo Notícia Américas’ deste sábado

Sending
User Review
0 (0 votes)

A animação, que está na lista dos pré-indicados ao Oscar na categoria, fala sobre como as pessoas devem lidar com a cultura do medo

Tito é um menino de 10 anos que se lança na missão de combater uma epidemia incomum: as pessoas ficam doentes quando sentem medo. O longa, dirigido por Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto, vem conquistando o público em festivais do mundo todo e já integra a lista dos pré-indicados ao Oscar na categoria “Animação”. Em Nova York, onde foi exibido no Festival do Lincoln Center, Gustavo conversa com Mila Burns sobre a estética e a temática do filme, em encontro que vai ao ar neste sábado, dia 24.

“’Tito e os pássaros’, aborda a questão do medo de forma divertida e, desta forma, abre espaço para a conversa entre adultos e crianças”, explica Gustavo sobre o processo de criação e produção do filme, que durou oito anos. Nesse contexto, a temática do medo, é mostrada na animação sem que a história seja assustadora. “Desde o início, buscamos fazer um filme que fosse visualmente impactante e que, ao mesmo tempo, também tivesse uma história divertida. Para isso trabalhamos uma estética bem intensa”, reflete. Pintura à óleo e técnicas digitais dão o tom visual da história, que nas entrelinhas também trata de questões políticas do mundo atual: “esse é um filme que dialoga com crianças a respeito de coisas complicadas que estão acontecendo no mundo e que, muitas vezes, os adultos não sabem muito bem como explicar”.

As notícias da semana também pautam o jornal. Mila Burns lembra que depois do Thanksgiving, celebrado no dia 22 de novembro em todo o país e da Black Friday, acontece na próxima terça-feira, dia 27, o “Giving Tuesday”, ou o Dia de Doar. A iniciativa global, que foi criada nos Estados Unidos em 2012, tem o intuito de chamar atenção das pessoas para a importância da mobilização social em prol de instituições de caridade.

Já na Califórnia, o jornal mostra o trabalho das equipes de resgate que buscam por sobreviventes nas regiões afetadas pelos incêndios no estado. E na Virgínia, a colaboradora Nuria Saldanha traz os melhores momentos do “Professional Bull Riders,” o maior campeonato de rodeios do mundo, onde os peões brasileiros vêm se destacando.

O ‘Globo Notícia Américas’ vai ao ar aos sábados logo após ‘Espelho da Vida’.

Crédito: Globo / Divulgação

You cannot copy content of this page
X
X