Decor

Diminuindo a ansiedade dos pacientes

Sending
User Review
0 (0 votes)

O papel da arquitetura e da decoração para tornar os ambientes de saúde mais acolhedores, humanizados e capazes de influenciar o processo de cura

Ir a um consultório médico nem sempre é algo agradável. Isso porque, na maioria das vezes, buscamos este tipo de serviço quando temos algum problema de saúde. Para amenizar a ansiedade dos pacientes, muitas clínicas têm investido na arquitetura e na decoração para proporcionar mais conforto aos clientes. “Hoje o paciente recorre ao Google e já chega ao consultório achando que já sabe o diagnóstico e, muitas vezes, desconfiam de todas as falas que podem vir de encontro ao que ele pensa ser verdade. Para reverter isso, a decoração da clínica é fundamental, tornando a consulta mais leve e prazerosa, e aumentando a percepção de autoridade do médico”, conta Erika Steckelberg, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas.

Segundo ela, a decoração dos ambientes de uma clínica deve transmitir conforto, segurança e credibilidade. Para isso, dosar cores, texturas, objetos e iluminação faz toda a diferença. “É preciso pensar no projeto já no primeiro contato com a recepção. É com essa primeira impressão que o paciente irá perceber a organização da clínica e sentirá segurança em relação à consulta”.

Kivia Costa, também sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, explica que as cores são uma grande aliada para proporcionar um clima relaxante no interior desses espaços. “As tonalidades mais sóbrias como cinza, gelo e azul são as mais utilizadas. Por outro lado, cores como branco, salmão e tons terrosos funcionam muito bem se o desejo é transmitir sofisticação, além de favorecer o relaxamento dos pacientes, familiares e funcionários do consultório”, diz a arquiteta.

Segundo Kivia, o uso de papéis de parede, aplicados de forma correta, serve de complemento para compor a decoração e dá a percepção de um ambiente afável, que quebra a atmosfera hospitalar do ambiente. “Painéis de madeira e quadros com temas agradáveis são uma boa pedida para despertar a sensação de bem-estar”, afirma a arquiteta.

De acordo com Graziela Costa, sócia-proprietária da CLS Arquitetas Associadas, a iluminação é crucial para quem busca tornar os ambientes das clínicas mais agradáveis. “O projeto de iluminação deve ser muito bem planejado, iluminando o local de maneira uniforme e clara, mas tomando o cuidado para que a luz não cause a sensação de um ambiente frio”.

Graziela chamou a atenção para a escolha do mobiliário, que deve ser moderno, com materiais de fácil higienização e que harmonize com outros elementos da decoração, tudo isso sem deixar o conforto de lado. “Um móvel confortável faz toda a diferença em uma sala de espera de um consultório, reduzindo, e muito, a apreensão da espera. Aliado a isso, disponibilizar livros, revistas e Wi-Fi como forma de distração ajuda a tornar a clínica mais acolhedora”, articula a arquiteta.

Ela ressalta ainda a importância de contratar um profissional de arquitetura com experiência em projetos de clínica médica. Por quê? Para garantir que todos esses detalhes sejam pensados e executados de maneira correta, garantindo a satisfação de médicos, funcionários e pacientes. “A arquiteta possui conhecimentos técnicos para fazer uma leitura do espaço e dispor cada elemento da melhor maneira possível, além de escolher as cores adequadas, os móveis ideais, a iluminação perfeita, entre outros aspectos”, conclui.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page