Foto: Pexels/Yaroslav Shuraev
Pets

Cuidados com os pets em eventos públicos

Como membros da família, os pets também precisam de cuidados em eventos.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Após a domesticação dos animais, os pets se tornaram, aos poucos, parte das famílias. Ao longo dessa evolução, cães e gatos deixaram de ser considerados apenas como animais para se tornarem membros importantes da família de seus tutores, ocupando um espaço muito importante. Nas novas configurações familiares, os pets são tão importantes quanto os humanos.

Os animais de estimação são considerados grandes companheiros e, em alguns casos, costumam acompanhar seus tutores por todos os lugares, sendo cada vez mais comum vermos os pets passeando em eventos junto com toda a família. Os tutores têm interesse em partilhar desses momentos especiais com seus peludos.

Nesses passeios, a questão de segurança é algo que precisa ser muito bem planejada. Os pets precisam de todo cuidado para se sentirem bem e terem um passeio prazeroso e agradável. É necessário ficar atento e considerar vários fatores, como o ambiente, a movimentação de pessoas no local e, principalmente, a presença de outros pets.

Os gatos, por exemplo, são menos adeptos aos ambientes com muitas pessoas. Essas situações podem deixá-los estressados e assustados, ocasionando um momento desagradável para eles. Dessa forma, quando for levar um gato para passear, mantenha-o sempre dentro de uma caixa de transporte distante dos cães. Na maioria das vezes, os gatos preferem um passeio por perto de casa, podendo sair sozinhos ou acompanhados do seu tutor quando acostumados.

Já os cães são mais suscetíveis aos passeios, a maioria deles adorando aproveitar a saída de seu tutor para acompanhá-los e dar uma voltinha. Porém, mesmo que gostem de passear, devemos tomar muito cuidado com eles. A movimentação, junto com barulhos diferentes, pode gerar um estado de alerta no animal e, como consequência, um alto nível de estresse, que faz mal tanto para os pets quanto para os humanos.

Foto: Pexels/Vladimir Konoplev

Mesmo o animal mais dócil pode causar problemas quando estressado e transparecer comportamentos agressivos contra pessoas ou outros animais, o que pode ser extremamente perigoso.

É preciso providenciar água e comida, e manter os pets em um lugar limpo e adequado ao seu porte e necessidades, além de cuidar para que suas carteiras de vacinação estejam sempre em dia. Esses são os cuidados básicos que devemos ter com os animais de estimação.

Confira abaixo algumas recomendações e dicas para levar o seu pet a um encontro de animais de forma mais segura:

  • Os pets devem estar saudáveis;
  • Serem pets sociáveis com outros cães, outros gatos e crianças;
  • Uso de focinheira obrigatório durante todo o evento para cães de grande porte ou temperamentais;
  • Indispensável o uso de coleira e guia durante todo o evento, não devendo deixar o pet solto;
  • Recomendado que os pets estejam com as vacinas e vermífugos em dia;
  • Ideal que o pet tenha mais de 6 meses;
  • Não passear com cadelas que estejam no cio;
  • Levar os gatos no colo ou em caixinhas de transporte;
  • Quando necessário alimentar o animal, levá-lo para um local reservado. Alguns animais podem mudar o comportamento quando estão comendo;
  • Utilização do cata-caca durante todo o passeio (recolher as fezes dos animais).

Quando cuidamos dos pets com muito amor e carinho, o passeio se torna ainda mais prazeroso. Com esses momentos de diversão e lazer em família, a sensação de bem-estar e bom humor tornam-se presentes na vida de todos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Aproveitem!

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 13 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page