É necessário levar em consideração a estrutura da sua família, as facilidades e dificuldades que o seu filho tem nos estudos na hora da escolha da escola
News

Considerar o perfil da criança é crucial na busca por escola nos EUA

Um dos maiores desafios para famílias que se mudam do Brasil para os Estados Unidos é entender o sistema educacional americano. É necessário conhecer a enorme gama de possibilidades para escolher a escola mais adequada para os filhos, e essa é uma tarefa que exige muita pesquisa e responsabilidade.

Alinhar essa pesquisa trabalhosa a tantas outras que as famílias precisam realizar simultaneamente antes e durante a mudança de país é no mínimo desafiador. As pessoas se dedicam tanto à análise das escolas e dos bairros que muitas vezes se esquecem de considerar o perfil da criança. Que a escolha da escola deve vir em primeiro lugar, antes mesmo do bairro, muitas famílias já entenderam. Mas será questão de somente colocar na balança os ratings das escolas e a qualidade de vida dos bairros?

“Muitas pessoas se deixam levar pelas opiniões de amigos sobre os “melhores bairros”, mas este não deve ser o primeiro critério a ser utilizado”, afirma Renata Castro, sócia da Prep Education Consulting. “É importante entender o perfil do aluno e da sua família; nós utilizamos um questionário detalhado, e após a consulta com uma de nossas consultoras educacionais, um comitê sugere algumas opções de escolas como resultado da análise realizada.’’

Quanto mais informações a família tiver em relação a escolas que possuam o perfil que se alinha com o da criança, mais fácil será depois escolher o bairro onde se pretende morar. Um escola adequada torna a adaptação muito mais tranquila não somente para as crianças, mas para toda a família.

Em todos os lugares, as escolas mais conhecidas normalmente encabeçam o ranking das “melhores escolas”. Vale lembrar que essa classificação é baseada em aspectos gerais como resultados em testes e programas oferecidos e isso nem sempre é parâmetro para a melhor decisão.

Cada escola tem suas especificidades e, dependendo do perfil do seu filho, uma escola considerada excelente nem sempre vai se ajustar às necessidades da sua criança. Sua filha já demonstra interesse por idiomas e culturas de outros países? Então uma escola magnet com um programa bilíngue pode ser uma boa opção. Seu filho adora novas tecnologias e sonha com um futuro como desenvolvedor de aplicativos? Uma escola que ofereça um currículo STEM provavelmente se adequaria a sua família.

Além do conhecimento sobre como o sistema educacional americano funciona e seu método de classificação das melhores escolas, é necessário também levar em consideração a estrutura da sua família, as facilidades e dificuldades que o seu filho tem nos estudos e também a adaptação que vocês estão enfrentando ou vão enfrentar após a mudança.

No próximo artigo falaremos dos diferentes tipos de currículos que as escolas possuem e também sobre como é possível concorrer a uma vaga nessas escolas.

 

Serviço:
Neca Murad, Renata Castro, Bea Nahuz da Equipe Prep
Info: @prepeducationconsulting.com