Foto: Pexels/Pixabay
Cecilia Magalhães Pets

Conhecendo as Raças: Siamês

Não aja com impulso quando decidir “comprar” ou mesmo adotar um pet, pois este amiguinho vai fazer parte de sua vida e da sua família por muitos e muitos anos, dando e recebendo amor incondicional, companheirismo e cumplicidade. Planeje, estude, entenda as necessidades reais deste ser vulnerável que somente quer ser respeitado, cuidado e amado.
Sending
User Review
0 (0 votes)

Hoje vamos conversar um pouco sobre os siameses, raça de gato que foi muito apreciada nos anos 80 e 90 pelo amor e carinho incondicional ao seu ou sua parceira humana e por requerer poucos cuidados com o pelo.

A raça Siamês acredita-se ser originaria da Wichienmaat da Tailândia, que já foi chamada de Sião. Os siameses eram encontrados convivendo com a realeza e nos templos, e foram venerados em poemas escritos em sua homenagem. No final do século 19, Pho e Mia, um casal de siameses, foram levados para a Grã-Bretanha de onde alcançaram o mundo com descendentes campeões.

Foi aí que alguns criadores decidiram “melhorar” a raça com olhos mais azulados, cabeças mais longas e corpinhos mais esguios. Essas mudanças feitas na raça original geraram grande insatisfação por parte dos criadores mais tradicionais. Durante o final do século 20 e início do 21, a raça Siamês e Thai se tornaram distintas. A Thai tem como foco manter as características originais, o corpo mais maciço e arredondado, podendo ter olhos verdes, ser mais estrábico, e ter um nó na cauda. Mas vamos entender hoje melhor a siamês.

A raça tem uma pelagem macia e curta, aderente ao corpo, densa e brilhante. As cores do corpo variam do branco ao castanho, passando pelo creme. O focinho, cauda, orelhas e patas, identificadas em inglês como “points”, podem ser castanhos muito escuro, chocolate e acinzentado (azul), que é mais raro. A grande curiosidade é que as cores mais escuras resultam da mutação de uma enzima da produção da melanina. A tirosinase é ativada nas zonas mais frias proporcionando extremidades mais escuras.

O corpinho do siamês é longo, esbelto e de porte médio; com as pernas de trás levemente mais altas que as da frente, mas com uma musculatura forte e com patinhas pequenas. Eles têm uma cabeça triangular e pesam entre 3 e 5 kg.

Foto: Pexels/Pixabay

A maior característica da raça são os olhos azuis e amendoados, mas tem uma outra não muito apreciada, que são os miados fortes, roucos e pouco graciosos. O miado peculiar pode se tornar irrelevante quando focamos na personalidade. A dos siameses se assemelha a de um cachorro quando observamos a relação que tem normalmente com uma pessoa da família. Gosta de passear, até de coleira, muito afetuoso, inteligente, ciumento e adora ser acariciado incessantemente. E é capaz de ignorar e lançar olhares e atitudes de indiferença para o restante dos familiares.

Tenha muito cuidado para que as fêmeas não tenham filhotes quando muito jovens, pois podem entrar no cio por volta dos 6 meses e ficam mais dramáticas e barulhentas do que já são. As ninhadas são de 4 a 6 filhotinhos e não se assustem, nascem brancos.

Quando chegamos ao fator saúde, encontramos uma gama de enfermidades, desde problemas cardíacos aos urinários. É comum apresentar cálculos, excesso de estrabismo, problemas de pele, incluindo infecções e doenças genéticas, e até problemas psicológicos.
E lembre-se, o seu veterinário será sempre o seu melhor parceiro para cuidar desse ser com uma personalidade tão amorosa e barulhenta.

O intuito desta matéria é ajudá-lo no planejamento da escolha da raça do seu próximo cachorro. Leia e estude sobre as raças que você tem interesse. E procure orientação profissional. Tente visualizar e planejar a sua vida e do seu pet pelos próximos 10-15 anos. Prepare sua casa e sua rotina para a entrada do seu novo companheiro. Nas próximas edições estaremos falando sempre de uma raça diferente. Visite a seção PET do site Acontece.com e navegue por vários temas relacionados. Caso tenha alguma raça de interesse ou dúvida mande um e-mail. Até a próxima!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page