Foto: Pexels/Pixabay
Pets

Conhecendo as Raças – Pastor Alemão

Não aja com impulso quando decidir “comprar” ou mesmo adotar um pet, pois este amiguinho vai fazer parte de sua vida e da sua família por muitos e muitos anos, dando e recebendo amor incondicional, companheirismo e cumplicidade. Planeje, estude, entenda as necessidades reais deste ser vulnerável que somente quer ser respeitado, cuidado e amado.
Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Existem várias teorias em relação a origem da raça “Pastor Alemão”. Uma delas, ainda não confirmada, é na Alemanha do século 19: três variedades de cães de pastoreio na região da Suábia, Turíngia e Württemberg, que seriam híbridos de lobos e cães de outras regiões. Com a tentativa de padronizar a raça fundaram a “Phylax Society” em 1891 que durou pouco tempo e não atingiu o propósito. Mas um ex-membro da sociedade e capitão da cavalaria alemã, Max von Stephanitz, que também era ex-estudante da Escola de Veterinária de Berlim, adquiriu um cão pastor da Turíngia que chamou a sua atenção pela habilidade de trabalho e o levou a fundar em 1899 o clube do pastor alemão.

A partir daí o interesse pela raça foi rápida. No início do século 20 começou a ser usada como cão policial e na Primeira Guerra Mundial como batedores, carregadores e mensageiros, atraindo a atenção das tropas inimigas que acabaram levando exemplares para seus países, popularizando a raça no Reino Unido e Estados Unidos onde se tornou celebridade na televisão e cinema.

O pastor alemão é um cão de grande porte com os machos atingindo 65cm e as fêmeas 60cm, e peso de 30 a 40 kg e 22 a 32 kg respectivamente. A cor do pelo varia de um marrom avermelhado ou amarelado com capa preta; a pelagem bicolor “melanistico”, quase inteiramente preto com patas e outras marcas castanhas; pelagem unicolor totalmente preta; e pelagem “sable” em suas variadas tonalidades, do cinza negro ao prateado, passando pelo cinza dourado e o avermelhado, com as marcações uniformes em mantos ou encarvoados. Mas sempre tem a máscara preta e nariz preto. A cor branca não é admitida no pastor alemão. A pelagem é densa e dupla, precisando escovação frequente.

Foto: Pexels/Pixabay

O pastor alemão é considerado um cão fiel, atento, seguro, autoconfiante, equilibrado e inteligente. É fácil de adestrar, tem boa convivência com crianças da família e tolerante a outros cães, desde que socializado cedo. Reservado com estranhos, alerta aos seus arredores e destemido ao perigo, qualidades que o levaram a ser considerados cães de guarda.

Infelizmente, a raça tem problemas hereditários sérios, como exemplo a displasia coxofemoral e de cotovelo. Os clubes de criadores responsáveis tentam prevenir a replicação desses problemas com regulamentos de cruzamento. Um deles é a reprodução aceita somente a partir de 24 meses de idade com laudos radiográficos realizados por veterinários, provando a ausência desses problemas.

Outros problemas de saúde mais comuns na raça são: cardiovascular congênito, dermatológicos como atopia, dermatite, vasculares nas patas; gastrointestinais indo de esôfago, torção gástrica e as fistulas anais, neurológicos, oculares e renais.

A raça é muito procurada pelos apaixonados do mundo inteiro, mas busque um criador responsável com reprodutores certificados. E o mais importante, lembre-se que o seu veterinário está sempre pronto para orientá-lo.

Espero que todas as dificuldades que tenham tido nesses últimos anos tenham feito você admirar mais a simplicidade da vida dos nossos amigos de quatro patas: vivam para o hoje, amem e respeitem a quem os amam e cuidem de você e, sempre, abane o seu “rabinho” para fazer alguém sorrir.

Boas Festas e um Feliz Ano Novo!

Até 2022!

O intuito desta matéria é ajudá-lo no planejamento da escolha da raça do seu próximo cachorro. Leia e estude sobre as raças que você tem interesse. E procure orientação profissional. Tente visualizar e planejar a sua vida e do seu pet pelos próximos 10-15 anos. Prepare sua casa e sua rotina para a entrada do seu novo companheiro. Nas próximas edições estaremos falando sempre de uma raça diferente. Visite a seção PET do site Acontece.com e navegue por vários temas relacionados. Caso tenha alguma raça de interesse ou dúvida mande um e-mail. Até a próxima!

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page