Maine Coon - Foto: Pexels/Rodnae Productions
Pets

Conhecendo as Raças – Maine Coon

Sending
User Review
0 (0 votes)

Não aja com impulso quando decidir “comprar” ou mesmo adotar um pet, pois este amiguinho vai fazer parte de sua vida e da sua família por muitos e muitos anos, dando e recebendo amor incondicional, companheirismo e cumplicidade. Planeje, estude, entenda as necessidades reais deste ser vulnerável que somente quer ser respeitado, cuidado e amado.

O Maine Coon é a maior raça de felinos domésticos de pelagem longa do mundo. A semelhança deles com a Norwegian Forest, uma raça norueguesa que veio da Europa para as Américas com os vikings no século 11, só vem para reforçar a teoria de que o Maine Coon tem como origem o cruzamento dos Norwegian Forest com os gatos nativos de pelo curto no nordeste dos Estados Unidos da America.

O nome Maine Coon pode ter surgido de uma lenda que sugere que o gato nativo teria se misturado com o guaxinim, “racoon” em inglês, mas muito mais provável é a característica da cauda com muito pelo como a do guaxinim.

Com o aparecimento de outras raças de pelagem longa no século 20, acredita-se que a raça estaria extinta, mas nos anos ‘50 o interesse pelo Maine Coon retornou, e em 1985 foi declarada a raça oficial do estado de Maine. Hoje é considerada a terceira raça mais popular de gatos.

Muitos gatos dessa raça tem um grande fascínio pela água, característica possivelmente relacionada aos seus ancestrais, que viveram a bordo de navios durante boa parte de suas vidas.

São inteligentes, de fácil treinamento, amigáveis, brincalhões, se adaptam bem a diferentes situações e são fiéis à família. São também independentes, mas desconfiados com estranhos. Por terem um temperamento tranquilo, aceitam com facilidade outros animais e crianças.

Foto: Pexels/Zhang Kaiyv

De corpo forte e musculoso, os machos podem pesar 11 kg e as fêmeas 7 kg, podendo chegar a 100 cm de comprimento com a cauda.
Possuem pelagem macia e sedosa, de cor castanha com marcações curtas na cabeça e ombros e mais longas na região do abdômen. Os olhos são grandes e expressivos, comumente verdes ou dourados.

Em geral, a raça é saudável, vive em média 12 anos e meio, e tem como uma ameaça hereditária a cardiomiopatia hipertrófica felina (CMH), doença progressiva que pode resultar em insuficiência cardíaca, paralisia das patas traseiras por embolismo e morte súbita. Outro problema de saúde, em potencial, é a displasia coxofemoral.

Como não se apaixonar por este “gigante gentil”?

Fica a dica: Que tal esse mês que celebramos o mês de “Adotar um gato”, o dia de “Levar o seu pet para o trabalho” e o dia mundial contra o “Abandono do animal doméstico”, desenvolver uma rede de proteção antes de trazer um novo companheiro para a sua família. Seja um Maine Coon ou um gatinho adotado vamos ser responsáveis pelo novo ser em nossas vidas. A nossa obrigação é de cuidar e proteger ele ou ela por toda a vida. Nunca o abandone!

O intuito desta matéria é ajudá-lo no planejamento da escolha da raça do seu próximo cachorro. Leia e estude sobre as raças que você tem interesse. E procure orientação profissional. Tente visualizar e planejar a sua vida e do seu pet pelos próximos 10-15 anos. Prepare sua casa e sua rotina para a entrada do seu novo companheiro. Nas próximas edições estaremos falando sempre de uma raça diferente. Visite a seção PET do site Acontece.com e navegue por vários temas relacionados. Caso tenha alguma raça de interesse ou dúvida mande um e-mail. Até a próxima!

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

Advertisement

You cannot copy content of this page
X
X