User Review
( votes)Por Dra. Cecilia Magalhães
Devo tratar meu pet seguindo as orientações da medicina veterinária tradicional ou da alternativa? Que tal as duas?A medicina veterinária alternativa não compete com a medicina veterinária tradicional. Elas se complementam e podem andar de mãos dadas com o propósito de restaurar o equilíbrio natural do organismo do seu animalzinho. A veterinária alternativa avalia seu pet como um todo e usa os sinais físicos e emocionais para desenvolver um plano de tratamento completo, seja com uma técnica específica ou com todas integradas para retomar o bem-estar do seu melhor amigo.
Seguem algumas das técnicas:
• Medicina Tradicional Chinesa: a acupuntura é a mais conhecida. Uma medicina de mais de 3.000 mil anos, que usa agulhas extremamente finas com o objetivo de movimentar a energia estagnada em pontos localizados em áreas do corpo chamadas “meridianos”.
• Homeopatia: desenvolvida no final de 1700 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, acredita que os sinais das doenças são uma resposta do corpo para reestabelecer a saúde. Tendo como objetivo “igual cura igual”, essa técnica usa substâncias em baixíssimas doses que liberam “energia” para ajudar o organismo a se autoregular.
• Quiropraxia: existem manuscritos chineses e gregos de mais de 5.000 mil anos descrevendo manipulações articulares. Mas a quiropraxia foi desenvolvida no final de 1800 pelo americano Daniel David Palmer, tendo como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir as disfunções mecânicas dos músculos e articulações para normalizar o sistema nervoso e a saúde geral através do tratamento manual, incluindo a manipulação ou o “ajustamento” destes.
Além dessas terapias ainda podemos mencionar Florais de Bach, Aromaterapia, Massoterapia, Tui-Na, Fitoterapia, Dietoterapia, entre outras.
Comente