Programe-se Turismo

‘Como Será?’ trata de poluição no último episódio de ‘Expedição água’

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

No estúdio, o ambientalista Sérgio Besserman conversa com Sandra Annenberg sobre aquecimento global
O ‘Como Será?’ exibe o último episódio de ‘Expedição água’. O quadro se despede abordando a poluição da Baía de Guanabara, um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro. O repórter Renato Cunha acompanha uma equipe de oceanógrafos em uma expedição para mostrar que, apesar da degradação, uma espécie resiste em seu habitat: os golfinhos. Pesquisadores do Departamento de Oceanografia da Uerj estudam há 24 anos as espécies que vivem no local. O monitoramento é feito através de técnicas como bioacústica e fotoidentificação, com os quais eles fazem o mapeamento exato do número de animais existentes atualmente. Em 1986 eram 400 golfinhos, atualmente são cerca de 35. Renato também visita o Projeto Grael, em Niterói, que promove a inclusão social de crianças e jovens através da vela. Paralelamente, são desenvolvidas ações de consciência ambiental com os alunos, já que eles passam grande parte do dia velejando. O projeto possui um barco especial para recolher o lixo da baía, chamado Águas Limpas.
No estúdio, Sandra Annenberg recebe o presidente do Jardim Botânico do RJ e consultor do ‘Como Será?’, Sérgio Besserman, para falar sobre aquecimento global e suas consequências. Ele dá dicas do que os espectadores podem fazer a favor do meio ambiente e responde dúvidas, entre elas, como o aumento da temperatura mundial influencia na rotina das pessoas, o que vem sendo feito para controlar este aquecimento e como o fenômeno se relaciona com eventos climáticos extremos.
Quem disse que brincadeira não é coisa séria? A repórter Mariane Salerno conta a história da publicitária Patrícia Marinho, criadora do blog Tempo Junto, onde destaca a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil e reúne textos sobre a relação entre pais e filhos. Há dois anos, quando estava grávida de sua filha mais nova, Patrícia começou a questionar se o tempo que passava com a primogênita era suficiente. Durante a segunda licença maternidade, ela colocou o tempo com as meninas no topo da lista de prioridades e começou a se aprofundar sobre a importância que as brincadeiras têm na rotina das crianças. Nasceu aí o Tempo Junto. O blog dá dicas de jogos e atividades lúdicas para diferentes idades e situações, como ‘passar a tarde na casa dos amigos dos pais’. Há alguns meses, Patrícia deixou o trabalho para se dedicar exclusivamente ao projeto e, claro, às brincadeiras com as filhas.
No #PartiuFérias, o destino da vez é Santa Catarina. A 1.400 metros de altitude, a cidade de Urupema é considerada a mais fria do Brasil. No inverno, as temperaturas caem abaixo de zero com frequência e não é difícil ver neve nas ruas. Mas para provar que o estado não vive apenas de frio no inverno, a reportagem mostra que uma boa pedida para conhecer Joinville é de bicicleta através de um projeto de cicloturismo desenvolvido na cidade.
Alexandre Henderson vai a Alto Paraíso de Goiás – lugar conhecido pelas belezas naturais e espiritualidade – para gravar o ‘Hoje é dia de… paz e amor’. Ele visita a Comunidade Flor de Ouro, na Chapada dos Veadeiros, onde aprende o que é permacultura, uma forma de organização sustentável que funciona em equilíbrio com o meio ambiente, e participa do processo da argiloterapia. O apresentador conhece Geetika, médica e professora universitária que se mudou para a cidade em busca de um estilo de vida mais simples e natural. Atualmente, ela usa o som e a música em terapias alternativas de cura. A experiência em Alto Paraíso de Goiás termina com Alexandre aprendendo sobre a “comida viva”, conceito que leva em conta os ingredientes originais do cerrado brasileiro extraídos por comunidades locais. Ao lado de uma chef, ele mostra o preparo de uma receita.
Sobre o ‘Como Será?’
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.
Crédito: Globo/Divulgação
O programa vai ao ar no canal internacional da Globo neste sábado, 25 de junho, nas Américas, domingo, dia 26, no Japão e Austrália, e sábado, 2 de julho, na Europa e África.

O frio catarinense no quadro #PartiuFérias

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 16 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page