Vida e Saúde

Como passar o Natal em família sem estresse?

Sending
User Review
0 (0 votes)

Doutor em Psicologia e idealizador do Instituto Suassuna dá sugestões para que a comemoração seja pacífica e feliz

O Natal está chegando e muitas famílias já começam a pensar nas comemorações. Mas se a data pode ser cheia de união para alguns, para outros ela significa ter que conviver com parentes mais difíceis, o que pode gerar momentos mais estressantes. Como lidar com isso?

Segundo Danilo Suassuna, doutor em psicologia e idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, apesar do Natal ser uma época de celebração e alegria, também pode ser um período de estresse e tensão, especialmente quando envolve reuniões familiares. “É preciso entender que o Natal perfeito é um ideal inatingível. Só será, e é, perfeito para famílias que aceitam as diferenças! Pequenos desentendimentos são normais e aceitá-los pode aliviar a pressão de criar a celebração perfeita. Manter expectativas realistas ajuda a diminuir frustrações e promove um ambiente mais relaxado”, afirma. 

O especialista também alerta que uma comunicação eficaz começa com uma boa escuta. “Comece por você e encoraje todos a ouvir ativamente, mostrando empatia e compreensão pelas perspectivas dos outros. Isso cria um ambiente de respeito mútuo, onde todos se sentem ouvidos e valorizados”, sugere. 

Estabelecer limites é outro ponto importante citado por Danilo Suassuna, já que pode evitar muitos conflitos. “Isso pode incluir acordos sobre tópicos a evitar ou a duração das visitas. Respeitar os limites de cada um é crucial para manter um ambiente familiar saudável e livre de tensões desnecessárias”, orienta. 

Confira outras sugestões do doutor em psicologia para passar um Natal cheio de paz e evitar situações incômodas com os familiares: 

Autocuidado: Segundo Danilo Suassuna, cada pessoa deve estar atenta às suas necessidades de descanso e relaxamento. Reconhecer a importância de se afastar momentaneamente para recarregar as energias é vital para manter o equilíbrio emocional durante as festividades.

Flexibilidade e Adaptabilidade: Ser flexível e estar preparado para adaptar-se a mudanças nos planos é necessário em épocas como o Natal. “Compreender e aceitar que nem tudo acontecerá como planejado pode reduzir significativamente o estresse e melhorar a experiência geral do Natal. Aprenda a recalcular a rota desde já!”, aconselha. 

Reconhecimento e Apoio: É preciso valorizar as contribuições de cada um. “Reconhecer o esforço dos outros e mostrar respeito por sua participação na celebração reforça a conexão e o respeito mútuo entre os membros da família”, afirma. 

Resolução de Conflitos: Se algo acontecer, é necessário gerenciar os conflitos de forma construtiva. “Abordar desentendimentos calmamente e buscar soluções que considerem os sentimentos de todos pode prevenir muitas disputas familiares. Isso é bem diferente da fofoca, que muita gente gosta!”, diz ele. 

Você Não é o Centro do Natal: “Lembre-se de que o Natal é uma celebração coletiva, destinada a celebrar o nascimento de Jesus Cristo (ou, para alguns, simplesmente o espírito da época), e não deve girar em torno de desejos ou ideias individuais”, ressalta Danilo Suassuna. “Por isso, cultivar uma mentalidade de partilha e compreensão pode criar uma atmosfera mais inclusiva e agradável”, finaliza. 



Sobre Danilo Suassuna

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: @danilosuassuna. 

Sobre o Instituto Suassuna

O Instituto Suassuna realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia. E para isso, conta com um time de especialistas em educação. O instituto utiliza o Google for Education para transformar a maneira como os alunos e professores aprendem, trabalham e inovam juntos. A metodologia utilizada transforma o ensino em aprendizagem permitindo que os alunos evoluam no próprio ritmo, resultando em solucionadores de problemas criativos e também em colaboradores eficientes.

Tudo é pensado e entregue com o objetivo de direcionar os produtos, funcionários, programas e filantropia para um futuro em que os alunos tenham acesso à educação de qualidade que eles merecem e que com isso, possam transformar o mundo. Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page