Caminhe, corra, faça qualquer atividade física durante os feriados
Esporte Vida e Saúde

Como não engordar nas festas de fim de ano?

O fim do ano já está aí, e com ele todas as suas comemorações, como o feriado de Ação de Graças (o Thanksgiving, em inglês), confraternizações, além das ceias de Natal e de Ano Novo. Quem não espera por esses momentos, com panetones, chester, peru, tender, bebidas, castanhas, nozes e diversas sobremesas? Mas é nessa época que muitas pessoas exageram e recuperam o peso perdido durante o ano. Depois que passam as festas, começa toda a batalha novamente. Será que esse é o caminho correto? Com certeza não.
Mas o que podemos fazer para evitar os excessos do final do ano? Aqui vão algumas dicas:
• Organize seu dia de festa, programe refeições e lanches com intervalos de aproximadamente 3 horas cada.
• Evite beliscar enquanto prepara os alimentos e enquanto não chega a hora de servir os pratos principais. Com beliscos perde-se a noção da quantidade de comida que foi ingerida.
• Se você não abre mão de uma bebida alcoólica durante as festas, intercale essa bebida com água, e se limite a, no máximo, uma taça de champanhe ou uma long neck de cerveja, pois as bebidas alcoólicas possuem uma grande quantidade de calorias, além de não fazerem bem a nossa saúde.
• Lembre-se de mastigar bem os alimentos durante as festas. O desespero e vontade de comer todas aquelas comidas deliciosas faz o olho crescer e vir aquele desejo de comer rápido e logo repetir para comer mais. Isto não é necessário. Mastigue bem para sentir bem o sabor dos alimentos.
• Utilize variedades light de maionese, cream cheese, creme de leite, leite condensado e refrigerante para o preparo dos alimentos. Fará uma grande diferença na quantidade total de calorias ingeridas.
• Não abuse nas quantidades. Nem dos salgados nem dos doces. Muitas pessoas dizem que é só um dia no ano e por isso abusam. Mas muitos dos alimentos preparados na ceia, nós consumimos o ano inteiro.
• Faça sobremesas com menos teor de gordura para compensar as carnes servidas na ceia.
• No dia da ceia e do almoço de Natal ou do Ano Novo, faça caminhadas ou alguma atividade física.
• Se mesmo assim, ao final das festas de fim de ano, você tiver exagerado, não se desespere. Tente não compensar os exageros fazendo dietas altamente restritivas. Volte para sua rotina normalmente, seguindo o que vinha fazendo antes das festas.
Com essas dicas, com certeza você conseguirá manter o peso durante essa deliciosa época do ano.
Boas festas e não esqueça: aproveite com moderação!

Por Fernanda Batista

You cannot copy content of this page
X