Beleza

Como é a rotina de skincare de uma esteticista dermaticista?

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Ícone do YouTube Patrícia Elias explica como cuida de sua pele e dá dicas inéditas

Ter uma pele lisinha, saudável, viçosa e jovial é o sonho de qualquer pessoa, não é mesmo? Porém, às vezes bate aquela dúvida de como criar uma rotina de skincare ideal. A esteticista dermaticista Patrícia Elias, especialista em tratamentos e cuidados com a pele, conta sobre seu passo a passo diário para manter a pele sempre bonita!

NOITE

Em primeiro lugar, lavo o rosto com um bom sabonete facial para remover toda a sujidade da pele, como maquiagem, suor, impurezas, poluição e secreção de sebo. Realizo essa lavagem na água morna para facilitar a eliminação das impurezas, uma vez que o sebo só consegue virar gordura em uma temperatura morna para fria. Depois, finalizo com água gelada para a vasoconstrição. 

É preciso escolher um sabonete que combine com seu tipo de pele, seja ela oleosa, acneica, seca ou mista, e aplicar suavemente em movimentos circulares por alguns minutos. Recomendo apostar no sabonete líquido ao invés do em barra, pois por deixarmos exposta no box ou na pia, a barra sofre interferências do meio ambiente, como bactérias, sujeiras, além de ter mais detergente químico e conservantes para manter sua forma.

Em seguida, passo a água micelar para terminar de remover as impurezas mais resistentes, enxaguando em seguida com água. O próximo passo é passar soro fisiológico em todo o rosto, por meio de um algodão ou com as próprias mãos. O cloreto de sódio presente na substância é tão baixo, de 0,9%, que chega a ser extremamente parecido com o suor que temos na pele, sendo compatível e não agressivo. Além disso, o soro possui vários minerais que ajudam a melhorar a qualidade da pele e a remover o cloro da água que ficou na pele. 

Logo depois, invisto em um bom tônico facial para equilibrar o ph da pele e aumentar sua resistência. Para cada tipo e estado de pele, existe um tônico específico.

A próxima etapa consiste em utilizar um bom hidratante que possui vitaminas, minerais e ação antioxidante. Cada tipo de pele tem sua necessidade como ativos formadores, clareadores, para acne, pele sensível. É preciso mudar os produtos após um tempo para a pele não viciar e perder os efeitos desejados.

Após todos esses passos, realizo uma massagem facial para melhorar a qualidade da pele, estimular a produção de colágeno, aumentar a firmeza da pele, melhorar as fibras musculares e ajudar na absorção de nutrientes. 

Para isso, o ideal é segurar a pele da região do queixo com uma mão e com a outra alisar a área do maxilar e bochecha para cima. Já para as ruguinhas entre as sobrancelhas, o recomendado é esticar a pele suavemente com os dedos no sentido contrário das rugas. Uma massagem no pescoço também é super-recomendada, passando as mãos de cima para baixo em movimentos firmes. 

Além disso, utilizo babosa e argila no rosto uma vez por semana e ingiro colágeno hidrolisado todos os dias. Por ser rico em vitaminas e aminoácidos, essa substância cuida da sua saúde e da sua pele. Existem inúmeras pesquisas científicas que comprovam a eficácia e benefícios dessa substância.

DIA

Pela manhã, não lavo o rosto com sabonete para evitar alterar o PH natural da pele e eliminar os microorganismos saudáveis. Nossa pele não acorda com sujeira ou impurezas, a derme produz apenas uma pequena quantidade de secreção e suor, que é muito bom para manter sua imunidade. Além disso, quanto mais lavamos o rosto, mais oleosidade é produzida, a dica é lavar com sabonete somente se tiver a presença de acne ou a pele muito oleosa. 

Após a lavagem somente com água, utilizo novamente o soro fisiológico e, nos dias que percebo uma maior quantidade de oleosidade, a água micelar. O tônico também não falta em minha rotina, seguido do hidratante e da massagem facial. 

O último passo e um dos mais importantes, é o protetor solar para evitar manchas, rugas e envelhecimento precoce. Existem protetores solares de diversos tipos e para todos os tipos de pele, como para peles oleosas, acneicas, secas ou mistas. Também existem protetores com cor para disfarçar manchinhas e marcas. 

Outro ponto extremamente importante na minha rotina é beber, no mínimo, dois litros de água por dia e manter uma boa alimentação. Comer alimentos muito gordurosos, processados e com muitos conservantes resultam no aumento da oleosidade, da acne, aceleram o processo de envelhecimento e causa inflamação no corpo. O açúcar também é um grande vilão da nossa pele por causar glicação, que acontece quando o açúcar gruda nas fibras de sustentação da derme, causando flacidez, rugas e marcas de expressão. 

Uma boa dica, é consumir bastante chá por possuir uma grande quantidade de antioxidantes que combatem os radicais livres e deixam a pele radiante. Indico o chá da beleza, feito com anis estrelado, canela, limão e hibisco, planta responsável por eliminar inflamações e ajudar no tratamento da rosácea, melasma, envelhecimento precoce e pele opaca ou ressecada.

O primeiro passo para uma skincare de sucesso, é encontrar os produtos de acordo com seu tipo de pele e seguir uma boa rotina de alimentação para sentir uma mudança significativa em pouco tempo.

Patrícia Elias: Sócia Fundadora da Clínica e da Loja Patrícia Elias Estética & Saúde. Pós-Graduada em Dermaticista pela Faculdade IBECO, Bacharel em Estética e Cosmetologia na Universidade Anhembi Morumbi. 

Dermaticista na Clínica Patrícia Elias. Especialista em Tratamento de Hipercromias, Flacidez Cutânea, Saúde da Pele entre outros, com dezenas de cursos de especialização. YouTuber com o maior canal de Estética e Beleza da Pele do YouTube Mundial, com mais de 6 milhões de inscritos.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 26 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page